Santo Ângelo atinge 77,89% de cobertura vacinal contra a gripe

0
95

Rio Grande do Sul alcançou 67% e Brasil, 53% da meta de 90% de vacinação

A pouco mais de uma semana do término da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, 77,89% do público-alvo procurou os postos de saúde de Santo Ângelo para a imunização, conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e de vacinas no município, Juliane da Rosa. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorreu no último sábado, dia 13 de maio.
Segundo Juliane, a expectativa é de que o município alcance a meta até o final da campanha de vacinação. Mas considerando o cenário nacional e estadual, a previsão é de que a campanha nacional seja prorrogada em função da cobertura da vacinação, que no Rio Grande do Sul alcançou 67% e no Brasil, 53%.

COBERTURA
Entre a população prioritária, na capital das Missões, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), registraram a maior cobertura vacinal, com 121, 43%, ultrapassando a meta, seguido por idosos (87,38%), gestantes (78,27%), trabalhadores da saúde (69,23%) e crianças de seis meses até quatro anos (52,26%). O número de pessoas com doenças crônicas vacinadas em Santo Ângelo foi de 4.206.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os números são positivos e o trabalho agora está focado na vacinação de crianças, público prioritário que teve o menor índice de vacinação no município. “Esperamos que nestes últimos dias os pais procurem os postos para a imunização das crianças. Como estratégia, estamos agendando a vacinação em algumas creches, com a presença dos pais”, destaca.

VACINAÇÃO SEGUE NOS POSTOS
A vacina contra a gripe segue disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores, que são a novidade deste ano. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Juliane destaca que a imunização está disponível em todos os postos de Santo Ângelo, das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30. No posto da Secretaria da Saúde, o horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
A coordenadora ressalta que, “muitas pessoas deixam de fazer a vacina pois pensam que mesmo com a imunização ficam gripadas, mas é importante destacar que esta vacina previne os tipos de gripe mais grave, que podem causar internações a até mesmo o óbito”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here