Santo Ângelo: Cerca de 200 pessoas tiveram prejuízos com vendaval

0
130
Cobertura metálica foi parar quase sobre a ERS 344. Foto: reprodução

O fim da semana foi de reconstrução em diversos pontos de Santo Ângelo. Isso porque na quarta-feira (16), um vendaval de poucos minutos deixou um rastro de estragos pela cidade. Assim como nos municípios vizinhos (Entre-Ijuís, Vitória das Missões, Caibaté e Ijuí).

Em Santo Ângelo, de acordo com diretor da Defesa Civil e secretário de Habitação, Adelar Cavalheiro, foram atingidos 50 imóveis e estabelecimentos comerciais, nos bairros Vera Cruz, João Goulart, Haller, Pilau e Santa Fé.

Hélio, em frente a casa que teve parte do telhado arrancado com a força do vento. Foto: Daniele Angnes/JM

Casas como a de Hélio Marques de Liz, de 60 anos. Ele, vigilante, descansava, depois de uma noite de trabalho, quando a ventania começou. Foram segundos e o vento levou as folhas de brasilite da casa. Os netos e a nora estavam em casa no momento. “Parecia um trator levando tudo”, compara ele. “Só via isso acontecer com outros, nunca imaginei que passaria por isso”, acrescenta.

Já na tarde de quarta, Hélio recebeu a visita da Defesa Civil, que avaliou os danos.

Além dos bairros, no centro da cidade foram registradas quedas de árvores. No interior, nas localidades de Rincão dos Meotti e Barra São João também ocorreram prejuízos. Ao todo, os prejuízos foram sentidos por cerca de 200 pessoas.

O vento, que chegou a 97km/h – segundo registro feito pelo Aeroporto Regional de Santo Ângelo-também derrubou a cobertura do posto de combustíveis na ERS-344. Nas redes sociais, o vídeo feito por funcionário mostra o momento do vendaval. “Foi uma sensação de que ia levantar tudo ou despencar”, conta o gerente da unidade Volnei Camargo.

No momento havia clientes no local, que se abrigaram na sala de vendas. Depois de alguns minutos, o vento cessou o pode-se ver o rastro que deixou. Folhas de zinco a cobertura do prédio foram arrancadas (junto da estrutura metálica) e foram para quase a na rodovia. Tijolos da marquise também caíram “Sempre temos carros estacionados aqui”, aponta Camargo para o estacionamento de clientes, “mas nesse dia tinha nenhum, por sorte.”

Em Entre-Ijuís, cerca de 60 residências foram danificadas. Em Ijuí, houve registro de granizo.

A previsão para os próximos dias é de tempo firme. O sol deve predominar, mas a temperatura baixa – pode chegar a 6°C no feriado de 20 de Setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here