Santo Ângelo finaliza Plano de contingência à Covid-19

0
166
Documento entregue por Adelar Cavalheiro ao prefeito Jacques reúne normas de prevenção à população e aos serviços de saúde frente a uma possível detecção da doença no município. Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

O Plano de Contingência para medidas de prevenção e controle da infecção humana pela Covid-19 em Santo Ângelo foi finalizadopelo Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus, sob a coordenação da Defesa Civil.

O documento, alinhado ao decreto municipal e às normativas de prevenção e combate do Estado e do Ministério da Saúde, foi entregue ao prefeito Jacques Barbosa na manhã desta quinta-feira, 23, pelo coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro, para sanção e publicação nos órgãos oficiais do município.

A partir da veiculação, o plano disponibilizará aos empresários um formulário para o preenchimento e afixação em local visível aos consumidores em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, informando o número restrito de pessoas para o atendimento, de acordo com a indicação do PPCI das empresas, a observação às normas de higienização, distanciamento entre os clientes e o controle de acesso ao local.

O PLANO

O Plano de Contingência de Santo Ângelo é composto por níveis de resposta, aos moldes do Ministério da Saúde, com alerta, perigo iminente e emergência em saúde pública, onde consta um conjunto de ações a serem executadas para prevenir, superar ou minimizar os impactos diante de uma emergência provocada pelo contágio de novo Coronavírus em nível local.

Para o prefeito, o plano de contingenciamento é um modelo de gestão e de organização que busca oferecer uma estrutura mais eficiente na área da saúde para que o vírus não impacte a sociedade e em condições de garantir uma retomada econômica com mais velocidade. “O município está atento para dar respostas adequadas, rápidas e efetivas ao controle da contaminação pelo novo Coronavírus, por meio de um trabalho minucioso da saúde, em conjunto com entidades, instituições e demais setores da administração pública”, assinalou Jacques.

O plano está organizado com informações gerais sobre a estrutura de saúde de Santo Ângelo; cuidados no transporte e pós-transporte de pacientes; conscientização e trato com os usuários do sistema de saúde; equipamentos imprescindíveis de proteção individual; fluxogramas de atendimento aos casos suspeitos do novo Coronavírus e operacional em situação de contágio.

“O documento tem como objetivo informar a população e normatizar as ações de prevenção, vigilância e controle na Atenção em Saúde do município, em todos os níveis de complexidade e traz orientações para os serviços de saúde a serem executadas frente à detecção da doença (Covid-19). Considera também as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus”, resumiu Adelar Cavalheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here