Santo Ângelo inaugura novo ambiente para atendimento da saúde

0
81

Secretaria Municipal de Saúde se transfere para local próprio, no antigo prédio do Fórum

A partir de segunda-feira (24), os moradores de Santo Ângelo terão um novo e amplo espaço de atendimento na área da saúde. O local antes ocupado pelo Fórum, na Avenida Brasil, ao lado do Ministério Público, foi reformado e readequado e irá receber agora a Secretaria Municipal de Saúde.

A inauguração da nova Secretaria Municipal de Saúde será às 10h.

Junto da Secretaria Municipal de Saúde, ficam no novo espaço o PIM – Programa Infância Melhor, a coordenação do PIM, a coordenação do programa Estratégia Saúde da Família – ESF, e a coordenação dos agentes de saúde. Além desses órgãos, o Procon e a delegacia regional da Susepe ocuparão espaços futuramente no prédio.

O prédio de três andares ainda terá espaço para consultórios médicos e de pediatria, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e sala de vacinas, bem como a farmácia da Secretaria de Saúde. Outros serviços oferecidos serão os relacionados à saúde da mulher, como ginecologia e obstetrícia. “Tivemos que adequar o espaço para abrigar serviços da área da saúde. Foram trocados pisos e remodeladas as divisórias conforme a necessidade”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Severo.

Atualmente, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Bento Gonçalves, é alugado. Para os 550 m² em que o órgão está alocado, o município paga R$ 3.800 mensais de aluguel. Com a mudança, esse valor será economizado. O novo espaço na Avenida Brasil dispõe de 2.171,25 m², dos quais pouco mais de dois terços são destinados à Secretaria de Saúde. “Praticamente vamos triplicar nosso espaço. E com isso melhorar muito o atendimento”, complementa Rosa.

O valor da reforma é de aproximadamente R$ 750 mil.

ESTADO CEDEU PRÉDIO AO MUNICÍPIO

O prefeito Eduardo Loureiro destaca que quando assumiu a Prefeitura em 2005, durante a construção do novo Fórum, havia o impasse sobre a ocupação do prédio antigo. “Depois de muito insistirmos com o Governo do Estado, conseguimos que o governador Tarso Genro se sensibilizasse e que se convencesse de que era melhor caminho era doar o prédio para o município”, lembra.

Em março do ano passado, atendendo um convite do prefeito Eduardo Loureiro e do então deputado Adroaldo Loureiro, a secretária estadual de Administração, Stela Farias, vistoriou o prédio público que se encontrava abandonado e sofrendo depredações. Depois da vinda da secretária de Administração a Santo Ângelo, o Estado anunciou o repasse do prédio para o município.