Santo Ângelo registra um caso suspeito de dengue

0
102

Resultado do exame deve sair em 10 dias

O município de Santo Ângelo está fechando o ano de 2011 com um caso suspeito de dengue. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira durante entrevista da enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica municipal, Juliane da Rosa.

Conforme ela, trata-se de um homem de 50 anos que apresentou alguns sintomas próprios de dengue como febre alta e mal estar. Como o homem viaja muito, o setor de saúde entende que, caso se confirme dengue, não será autóctone, pois é provável que tenha sido contraída em outra região do Estado.

A equipe epidemiológica realizou, após seis dias da constatação, um teste rápido, que acabou apresentando resultado negativo. Como medida de garantia, na manhã de hoje foi realizada nova coleta sorológica no paciente e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo Juliane da Rosa, no prazo de 10 dias o Lacen apresentará o resultado oficial. A coordenadora da vigilância epidemiológica diz que no presente ano já ocorreram 42 casos suspeitos da doença, sendo que somente um foi confirmado.

Dados da equipe da vigilância ambiental, que realiza trabalho de campo, constatou até o presente momento 873 focos do mosquito Aedes aegypti na cidade de Santo Ângelo.

Selenir Arruda, coordenadora da vigilância ambiental, informa que todos esses focos já foram eliminados.

Ela ressalta que com a chegada do verão, na quinta-feira, as equipes estarão intensificando o trabalho de campo no combate a possíveis criadouros do mosquito da dengue.