Santo Ângelo será palco da 1ª Inter-regional do Enart 2017

0
102

Evento será realizado no dias 26 e 27 de agosto

Santo Ângelo será palco nos dias 26 e 27 de agosto, da 1ª Inter-regional do Encontro de Arte e Tradição (Enart 2017). Representando a 3ª Região Tradicionalista (RT), o município receberá grupos de danças e categorias individuais de 10 Regiões Tradicionalistas do Estado, sendo: 1ª RT, 3ª RT, 5ª RT, 6ª RT, 10ª RT, 14ª RT, 15ª RT, 17ª RT, 22ª RT e 25ª RT.
As três etapas regionais do Encontro de Artes e Tradição, cuja final será realizada em Santa Cruz do Sul no mês de novembro, já têm locais e datas definidos. A primeira etapa será em Santo Ângelo. A segunda será realizada em Uruguaiana, no dia 30 de setembro, na 4ª Região Tradicionalista e a terceira em Canoas, nos dias 21 e 22 de outubro, na 12ª Região Tradicionalista.
Cada etapa, segundo o presidente do MTG, Nairioli Callegaro, reunirá dez regiões tradicionalistas e definirá os participantes da grande final. Os locais foram anunciados no último sábado (18), em Rolante, quando o MTG realizou reunião com os coordenadores regionais e diretores artísticos, culturais, jurídicos, de esportes e campeiros. Na oportunidade, o Coordenador da 3ªRT, Ivanir Ribeiro, apresentou os documentos que foram aprovados pela Comissão do MTG, aprovando a capital das Missões como sede da etapa.

O processo de candidatura do município para sediar o evento iniciou na quarta-feira passada, em reunião no CTG Tio Bilia, com a participação do coordenador do Departamento de Tradição e Folclore do município, Luciano Freitas, do coordenador Artístico Cultural, Douglas Barbosa, do coordenador da 3ª Região Tradicionalista, Ivanir Ribeiro, além de tradicionalistas dos CTGs de Santo Ângelo, administração municipal através de secretarias e departamentos, representantes do MTG, Brigada Militar e 1º BCom.

SOBRE O ENART
O Encontro de Arte e Tradição (Enart 2017) é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o maior festival de arte amadora da América Latina.
Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o Estado participam deste evento e milhares de espectadores, não só do Rio Grande do Sul, como também de outros estados e países, que prestigiam o evento e apreciam as tradições do povo gaúcho.

Durante a etapa Regional classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. A inter-regional é a etapa em que classificam-se oito ou nove competidores para a fase Final, em grupo de regiões. A fase Final é realizada todo o ano, no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. Nessa fase, os classificados das inter-regionais competem com concorrentes de todo o Estado para eleger os campeões estaduais. Em algumas modalidades, como, por exemplo, Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no terceiro dia da fase final, chamada de finalíssima, em que um certo número de competidores é selecionado para se reapresentar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here