Santo Ângelo sobe em ranking do Idese/Saúde

0
84

Índices revelam que município sobe mais de 300 posições e supera Ijuí, Santa Rosa e Cruz Alta

 O índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul revela que Santo Ângelo tem a melhor saúde de todos os municípios da Região.

Enquanto Santo Ângelo, que ocupava 364º lugar, está em 43º, subindo 321 posições entre 2003 e 2009, Ijuí está em 367º, Cruz Alta em 330º e Santa Rosa em 109º lugar. O Idese é resultado de trabalho de pesquisa realizada a partir do fechamento do desempenho sócio-economico dos municípios do estado, pela Fundação de Economia e Estatística, órgão vinculado do Governo do Estado. Tal pesquisa é sempre finalizada e divulgada em até dois anos após o ano pesquisado. Atualmente, os dados existentes (e de domínio público) são de 2009 e estão disponíveis no site http://www.fee.tche.br.

OS MOTIVOS DO SALTO

A evolução de Santo Ângelo, que saiu da 364º posição para o 43º lugar, em 6 anos, se deve a vários investimentos feitos na área, como a ampliação dos programas de prevenção, a descentralização do atendimento e a recuperação do hospital Santo Ângelo, que implementou vários novos serviços, passando de 11 para 44. Outros fatores também contribuíram para isso, como o aumento das consultas e exames especializados, a partir de investimentos feitos pela prefeitura. O prefeito Eduardo Loureiro comemorou o resultado, dizendo que “O crescimento significativo deve-se aos investimentos realizados na saúde ao longo desses últimos anos, como a implantação de novos postos de saúde, a ampliação das equipes do ESF e das agentes de saúde, e a implantação de vários outros serviços, como os centros de oftalmologia, de especialidades odontológicas, de equoterapia, o Samu e aos novos serviços oferecidos pelo hospital Santo Ângelo, que se recuperou completamente”.

Veja nesta página as tabelas relativas aos números apresentados pelo IDESE no eixo da saúde. Os dados completos estão no site http://www.fee.tche.br.