São Nicolau se prepara para a 11ª edição do Café de Cambona

0
95

Evento no Sítio Histórico de São Nicolau deverá receber 25 mil pessoas no próximo domingo

Será no próximo domingo (25), na Praça Padre Roque Gonzales, em São Nicolau, a 11ª edição do Café de Cambona. O evento, cujo palco é o Sítio Histórico de São Nicolau, deve receber 25 mil pessoas, oriundas de todo o Rio Grande do Sul.

O Café de Cambona é um evento que cultua as tradições missioneiras e gaúchas e faz uma homenagm aos antigos tropeiros, em especial ao Padre Jesuíta Cristóvão de Mendonça, que introduziu a primeira tropa de gado no Rio Grande do Sul pelo Porto de Santo Izidro (interior do município), em 1634.

As empresas e entidades se instalam na praça em galpões de costaneira e capim santa fé, e servem café feito na cambona no fogo de chão, acompanhado de diversas receitas de bolo frito. Há ainda premiação para os melhores nas categorias melhor bolo, melhor café, galpão mais hospitaleiro e galpão mais original.

Haverá também a escolha do grande campeão, que leva para casa a “cambona de ouro”, ao reunir a maior soma de pontos nos quatro quesitos. Há ainda mateada com distribuição de água quente e erva mate, exposição de produtos artesanais, exposição de carros antigos e praça de alimentação.

No palco da festa, no centro da Praça, passarão artistas da região e haverá o show de encerramento com Garotos de Ouro. Para as atrações artísticas e degustação de café e bolo frito não há cobrança de ingresso.