Saúde confirma surto de Coronavírus no Lar Isabel Oliveira Rodrigues

0
242

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo confirmou neste final de semana um surto do novo Coronavírus (COVID-19) no Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues, localizado na zona norte da cidade, onde 14 pessoas, entre funcionários e idosos, contraíram a doença. Destes, são três em internação hospitalar no Hospital Santo Ângelo (HSA), e apenas um na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Nos demais casos, os funcionários da instituição seguem em isolamento domiciliar e outros idosos seguem isolados em uma área paralela dentro do Lar da Velhice. Ao todo, são oito idosos e seis funcionários contaminados com o vírus.

Desde o início da pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Sul, o Governo Municipal cumpriu todas as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde foram elaborados planos de contingência com medidas de reforço na higienização e limpeza dos ambientes e ações preventivas por parte dos funcionários, com destaque para a orientação ao uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de outros cuidados, em todas as instituições de acolhimento aos idosos existentes na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, explica que todos os procedimentos necessários foram realizados no Lar da Velhice antes mesmo de o município registrar o primeiro caso de Covid-19 e, assim que os primeiros casos da doença foram registrados no local, foi imediatamente realizado o afastamento de funcionários aos seus respectivos domicílios e o isolamento de idosos no setor, que já apresentavam alguns sintomas.

“Na semana passada, as enfermeiras da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 estiveram no local e realizaram o teste rápido em todos os idosos e funcionários da instituição, onde somente um caso foi dado positivo, já contabilizado nos números atuais da Covid-19 em Santo Ângelo. É válido ressaltar que a orientação do COE-RS é realizar o teste rápido somente no décimo dia após o surgimento dos sintomas do vírus, por isso, além do teste rápido realizamos a coleta de material que foi encaminhada ao LACEN. Ainda não podemos afirmar como o vírus chegou ao local, sendo que o lar cumpria as medidas de higienização, controle de pessoas no acesso, tapetes de sanitização e álcool gel sempre frequente no ambiente”, esclareceu Cavalheiro.

MEDIDAS ADOTADAS

Na manhã do domingo (7), o secretário de Saúde, acompanhado de uma equipe técnica de médicos e enfermeiros, visitou o Lar Isabel para o conhecimento da situação e para adotar novas medidas emergenciais em relação ao isolamento dos idosos hospedados, que contraíram o vírus de forma assintomática, além dos medicamentos que foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. “O município passa a ceder ao Lar Isabel a presença de um médico para acompanhar a situação de saúde dos pacientes, e estamos realizando a constante verificação de saúde e o monitoramento de todos os funcionários que estão afastados”, informou Cavalheiro.

COMITÊ

O assunto também foi levado à pauta da reunião do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus na tarde desta segunda-feira (08), no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo.
Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa salientou a importância de a população sair de casa somente em casos de extrema necessidade, evitar a aglomerações, continuar cuidando da higienização e usando máscaras. “Todas as medidas de segurança foram realizadas no Lar Isabel, orientando não apenas esta instituição e sim todas que trabalham com os idosos a manter uma segurança rígida no controle da higienização e os cuidados de prevenção e proteção ao novo Coronavírus. A comunidade santo-angelense precisa entender que a responsabilidade é de todos, onde cada um deve fazer a sua parte, não sendo o momento para receber visitas, festas, aglomerações de pessoas em locais públicos e praças, atividades esportivas, e que o perigo é eminente e omissão é risco de vida. Estamos todos juntos nesta luta!”, disse.

96 CASOS

Com a confirmação de dois novos casos nesta segunda-feira (08), por meio do Laboratório Central de Saúde do Estado (LACEN), Santo Ângelo registra 96 casos do novo Coronavírus, com 62 pessoas recuperadas da doença e 29 casos ativos, com 24 destes em isolamento domiciliar e cinco em internação hospitalar. Somente duas pessoas estão na UTI.

 

Informações: Secretaria Municipal de Saúde/Rodrigo Bergsleithner

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here