“Se não era para ter solução, Deus não teria nos mostrado o problema”, afirma avó de bebê que precisa de cirurgia cardíaca

0
1426
Isabela e Solange com o cartaz de #TodospelaRafaela

A camiseta com a frase: “vovó loading” (vovó carregando) não nega o amor que Solange Neis tem pela neta, a pequena Rafaela – ainda no ventre da mãe Isabela. No entanto, toda essa alegria de espera pela primeira neta teve uma turbulência há alguns dias. A família descobriu que Rafaela tem um problema cardíaco e precisa passar por uma cirurgia, que inicialmente seria intrauterina, porém, pelo risco será assim que ela nascer. “Foi tudo muito rápido”, conta Isabela Neis, mãe de Rafaela.

A pequena tem artresia pulmonar e estenose da válvula pulmonar, que é uma obstrução do ventrículo direito, válvula do coração responsável por bombear sangue para a artéria pulmonar.

Desde a descoberta da cardiopatia a família começou a busca por uma solução. Depois vários exames, idas e vindas de médicos e hospitais, chegaram ao HCor de São Paulo. Porém, como o tratamento será feito de forma particular, uma vez que o SUS não realiza tal procedimento, Solange iniciou uma campanha para arrecadar valores e arcar com as despesas, que ultrapassam os R$ 100 mil.

A primeira iniciativa foi a produção e venda de pizzas. Depois veio uma rifa, com prêmio principal o próprio carro de Solange – sorteio neste sábado (4).

“Tenho tentado ficar forte”, afirma Isabela, “o apoio das pessoas está dando força”, reforça. “Penso que a gente tem de ter fé, se não acreditar, nada funciona.”

Solange, que não tem parado, tamanho apoio que recebe dos amigos, vizinhos e desconhecidos, diz que a preocupação existe, mas a esperança é maior. “Se não era para ter solução, Deus não teria nos mostrado o problema.”

Nesta semana, Isabela e Rafaela passam por exames na Capital Gaúcha. Depois seguem para São Paulo, onde permanecem até o parto – previsto para o fim de fevereiro. Assim que Rafaela nascer, passará por cirurgia.

Vaquinha online

Para quem não conseguiu comprar um número da rifa e ainda quiser contribuir com a família, pode fazer a doação na vaquinha online pelo site vakinha.com.br
O número da vaquinha é 828496

Ainda, podem fazer depósito diretamente na conta de Isabela (mãe de Rafaela) pela conta:
Banco do Brasil
Agência 1484-2
Conta corrente 30415-8
CPF: 019.819.450-58

Solidariedade impressionante

“Assim como foi rápido para descobrir , foi rápida a mobilização das pessoas”, afirma Isabela ao perceber como a comunidade tem contribuído com a família (já que o custo para tal procedimento em Rafaela ultrapassa R$ 100 mil). “Tudo isso nos dá esperança”, diz. “Muitas vezes pensamos que vivemos em um mundo tão individualista, mas ver esse apoio das pessoas nos dá muita esperança de que existe amor, acolhimento. Para mim é uma alegria muito grande”, afirma ela.

Esta solidariedade é comum para o povo santo-angelense. É possível perceber em pequenas ações, gestos e palavras que quem, em algum momento precisou.

Tassiana Ribeiro, coordenadora da Central do Bem

Tassiana Ribeiro, coordenadora da Central do Bem (órgão do Governo Municipal que surgiu para centralizar ações de solidariedade às pessoas em vulnerabilidade social) diz que é emocionante perceber como o povo é solidário. “Acredito que esta solidariedade pode ser atribuída a situação que vivemos hoje, em um mundo desacreditado, estamos aqui para modificar um pouco isso”, afirma. “Acredito que ajudando uns aos outros conseguimos realizar, podemos fazer mais”, reforça. “Penso que muito se atribui a se colocar no lugar do próximo, de pensar: ‘e se eu estivesse nessa situação’”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here