“Se você quer crescer em sua carreira profissional, deve estar disposto a fazer mais do que é pago para fazer”

0
113

Afirmação é do consultor de treinamentos Rodrigo Cardoso, que quinta-feira palestra em Santo Ângelo

As formas de se destacar dentro de uma organização, de como produzir melhor, como lucrar mais e outras orientações estarão em pauta na palestra “O sucesso está em suas mãos”, nesta quinta-feira (12), às 19h30min, no Teatro Antônio Sepp. O palestrante será o consultor de treinamentos Rodrigo Cardoso, que em entrevista resume rapidamente os temas abordados, diz como se tornou um consultor e explica por que os santo-angelenses não podem perder esse encontro.

Confira abaixo a entrevista.

 

Como você se tornou um palestrante e consultor de treinamentos, e hoje renomado no Brasil?

No dia 25 de agosto de 1995 estava na plateia assistindo à primeira palestra comportamental; nunca havia participado de uma palestra como aquela antes. Aquela palestra mudou minha vida. O palestrante alertou sobre a importância de termos metas em nossas vidas. Ele fez uma visualização em que imaginávamos que teríamos apenas 6 meses de vida. O que faríamos? Se tempo e dinheiro não fossem limitantes, como seriam nossas vidas? Aquilo mexeu muito comigo. Lembro-me de abrir os olhos e começar a escrever coisas como: aprender a tocar violão, conhecer a Disney, Fernando de Noronha, saltar de paraquedas, correr a São Silvestre, ser alpinista, voar de asa-delta, aprender a surfar, morar na praia, ter uma lancha… Ele disse: “Pense grande, mire na Lua, pois se errar acertará as estrelas”, e eu acreditei.

Eu venho de uma família humilde, andava apenas de Mercedes-Benz, com cobrador e motorista, e com várias pessoas juntas, eu não tinha nem ideia se isso daria certo e como iria acontecer. Mas ele disse para colocarmos datas e que se não tivéssemos um plano de ação deveríamos colocar as metas para cinco anos no futuro. Passado 18 anos daquele dia posso confessar que tudo que escrevi aconteceu, mas a principal delas era: um dia eu gostaria de fazer pelas pessoas o mesmo que aquele palestrante estava fazendo por mim, eu gostaria de fazer uma diferença na vida das pessoas. Foi nesse momento que decidi que seria um treinador, palestrante, e que iria inspirar as pessoas a acreditarem que é possível sim realizar seus sonhos. Essa se tornou a minha missão de vida.

 

Por que o nome desta palestra é “O sucesso está em suas mãos”?

Esse é o título do meu primeiro livro. A palestra é inspirada neste livro. Acredito que qualquer pessoa pode realizar os seus sonhos e ser bem-sucedida na vida. O sucesso está realmente em suas mãos. Basta desenvolver um sistema de crenças na possibilidade de dar certo e adotar um padrão de pensamentos e ação consistente, com disciplina e força interior.

 

Quais os motivos que mais geram demissões de emprego na atualidade?

Segundo uma pesquisa feita pela Revista Você S.A., praticamente 9 a cada 10 pessoas são demitidas por atitude e comportamento e não por falta de conhecimento técnico. A pesquisa tabulou 12 atitudes gravíssimas que têm feito as pessoas perderem o emprego. Irei abordar esse tema na palestra, onde apresentarei uma a uma.

 

Rodrigo, quais serão os principais temas da sua palestra aqui em Santo Ângelo?

Iremos abordar a importância da motivação segundo uma matéria feita pela revista Exame, que tem como reportagem de capa “Funcionário feliz é igual a lucro maior”. Falaremos sobre a importância do comprometimento com os resultados na empresa, sobre ser extraordinário em tudo o que fizer. Vamos refletir sobre o que é ser extraordinário? Não existe mais espaço no mercado de trabalho para profissionais que fazem apenas sua parte, apenas o que são pagos para fazer. Hoje, se você quer crescer em sua carreira profissional, deve estar disposto a fazer mais do que é pago para fazer.

Falaremos também sobre a importância do atendimento ao cliente: como encantar seu cliente. Iremos abordar a importância das metas pessoais. São elas que trazem a motivação para dentro da organização. E se você for um líder, executivo ou empresário, iremos abordar temas sobre como reter talentos na empresa, como aumentar as vendas do seu empreendimento e atingir magníficos resultados em equipe.

Quais são as principais características dos melhores profissionais no mercado de trabalho?

São os profissionais que chamo de extraordinários. A boa notícia é que qualquer um pode ser extraordinário. Basta querer! São pessoas proativas, disciplinadas, têm brilho nos olhos, têm esperança no futuro e força no presente, pessoas que sabem para onde estão indo em suas vidas e atuam de maneira inteligente e consistente.

Rodrigo, você diz sempre que “Funcionário feliz é igual a lucro maior”. Como buscamos a felicidade?

Na verdade essa é uma frase de uma matéria de capa da revista Exame, como citei acima. Se pararmos para pensar, ficamos muitas vezes mais tempo em nosso trabalho do que com nossa própria família, não é verdade? Portanto, quando o funcionário está feliz, todos ganham: a empresa, pois tem lucro maior; o cliente, que é mais bem atendido; e a relação com fornecedores melhora muito. O principal é que o clima organizacional fica excelente e todos acabam ganhando com isso. Um lugar melhor para se trabalhar costuma produzir resultados melhores.

Felicidade é estado de espírito. Uma pessoa só pode ser feliz num exato momento. E que momento é esse? Agora!

Nós vivemos num eterno agora, não é mesmo? Portanto, a melhor maneira de ser feliz é agradecer, e viver o presente com intensidade. Agradeça do jeito como está, pois nada na vida é tão ruim que não possa ficar ainda pior. Quando agradecemos, entramos num estado de felicidade. Mesmo que não tenhamos realizado todos os nossos sonhos ainda. Gratidão é o caminho mais curto para a realização dos objetivos. Pois coloca as coisas num melhor prisma e com isso criamos energia para atrair mais para nossas vidas.

Profissional motivado gera? Profissional desmotivado gera?

Motivado gera resultados. Desmotivado, além de não ajudar ainda atrapalha. Mas vale atentar que motivação não basta, ela deve ser seguida de competência. Pessoas motivadas sem saber o que estão fazendo, sem competência e conhecimento para suas atividades podem quebrar uma empresa.

 

Por que os santo-angelenses não podem deixar de assistir a “O sucesso está em suas mãos”?

Uma boa palestra deve agradar ao público. “O sucesso está em suas mãos” vai além desse objetivo. Acredito que agradar é obrigação, mas surpreender, encantar em um nível emocional e profundo, isso sim é diferencial. Nosso compromisso é com resultado real e concreto com os participantes. Para que tenham mudanças efetivas em suas vidas e que as empresas ali representadas possam perceber o reflexo imediato e duradouro nas vendas e no clima interno. A teoria de Paretto diz que 20% dos profissionais de uma empresa geram 80% dos resultados. Na palestra iremos ensinar como fazer parte desse time de vencedores, desses 20%. Como levar sua vida para um novo patamar! Será um prazer receber os santo-angelenses na palestra.

 

ORGANIZAÇÃO E INGRESSOS

A palestra “O sucesso está em suas mãos” está sendo organizada por EmpregosPelaNet e tem patrocínio de Vonpar, Postos Santa Terezinha, Barbosa Assessoria Contábil, Focco Corretora de Seguros, Schmidt Segurança e Saúde Ocupacional, Ppub Publicidade, Hotel Maerkli, Diagnóstico Laboratório de Análises Clínicas e Termômetro Textil.
Os ingressos estão sendo comercializados ao valor de R$ 30. Segundo a EmpregosPelaNet, na compra de cinco ingressos, o cliente recebe um de cortesia. Mais informações e compra de ingressos no telefone 3312-1209.