Secretaria de Saúde estuda onde serão alocados os 14 médicos estrangeiros

0
105

A diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Claudete Cruz, diz que o município ainda não definiu onde irão atuar os 14 médicos estrangeiros destinados a Santo Ângelo. Ela explica ser necessário o mapeamento das unidades básicas de saúde antes de qualquer medida. Segundo Claudete, a Secretaria de Saúde tem 90 dias para organizar e colocar em funcionamento todas as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs).
Claudete disse que, na terça-feira (29), às 17 horas, haverá uma reunião de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde com o Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade será discutida a ampliação do programa Estratégia Saúde da Família de Santo Ângelo (ESF).

Outro assunto do encontro vai ser o mapeamento e georreferenciamento do ESF que estabelecerá os locais onde os médicos irão atuar. Em toda região, o programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, trouxe 39 médicos estrangeiros para trabalhar nas unidades básicas de saúde.

TREINAMENTO DOS MÉDICOS
Os médicos estrangeiros que chegaram a Santo Ângelo participaram de várias atividades na cidade. No dia 22, o secretário de Cultura, Mário Simon, apresentou os diferentes aspectos culturais da região das Missões. Já no dia 23, conversaram com farmacêuticas sobre assistência, medicamentos e atenção básica de saúde. E, por fim, no dia 24, o médico Vinicius Schneider apresentou o dia a dia dos ESFs de Santo Ângelo. Ontem pela manhã, eles se apresentaram a gestores de saúde de toda a região, no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Novas atividades com os estrangeiros deverão ser realizadas na próxima semana.
“Espero atender bem a população, corresponder ao que cada paciente necessita. Vou me esforçar para que todos possam se sentir contentes com meu trabalho”, declarou o médico cubano Arnaldo Brizo, 33 anos, natural de Santiago de Cuba e que atuará em Caibaté. 

MÉDICOS ESTRANGEIROS

Os médicos estrangeiros que vieram para Santo Ângelo são os seguintes: Aliannes San Emeterio Raqmon, Deinelys Marti Perez, Erioldys Guilarte Paumier, Gleidis Reynaldo Tamayo Montano, Irela Hernandez Rodriguez, Liliana Perez Amaro, Lucinda Yamile Tamayo Montano, Maria Del Carmen Puga Pimentel, Meiver Veja Fiol, Midiala Veja Fiol, Orestes Michel Rodriguez Piñero, Osmany Rodriguez Frometa, Reiner Ruiz Amador e Yoleydis Fuentes Mompie.