Secretaria Municipal de Obras recupera trechos de asfalto danificado pelas chuvas de outubro

0
112

Órgão trabalha com operações tapa buracos e recapeamento asfáltico em vias da cidade

A Secretaria Municipal de Obras de Santo Ângelo trabalha neste mês na recuperação de trechos de asfalto que foram danificados pela chuva, além de áreas que foram abertas pela Corsan para trabalhar na rede de água e esgoto.

Na terça-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Obras atuou no recapeamento asfáltico em trechos da Rua Henrique Licht, entre a Gaspar Martins e Santo Antônio, no Bairro Pippi. Já nesta quarta-feira, fez recapeamento na Rua São Cristóvão, entre as avenidas Sagrada Família e Rio Grande do Sul.

Ainda está no cronograma o recapeamento asfáltico de uma quadra da Rua Inocêncio Silva, próximo à Rua Décio Martins da Costa, no Bairro Ditz. Também está prevista a recuperação da Rua Santos Dumont, da Rua 20 de Setembro até a Rua Oscar Ernesto Jung, no Bairro Maria Ritter.

Conforme o secretário de Obras Airton Peruzzi, o recapeamento asfáltico é feito em convênio com a Corsan, para recuperação de áreas abertas para a manutenção ou troca de canos da rede de água e esgoto. O valor da parceria gira em torno de R$ 350 mil para esta etapa.

OPERAÇÕES TAPA BURACOS

Junto às obras de recapeamento asfáltico, a equipe da Secretaria de Obras trabalha nas operações tapa-buracos nas principais vias da cidade. Nesta quarta-feira (7), os operários recuperaram a Avenida Getúlio Vargas, em toda a sua extensão.

Para esta quinta-feira (8), está prevista a recuperação de toda a Rua Marechal Floriano, também na operação tapa buracos. E na sexta-feira, é a vez da Rua Antunes Ribas. “Estamos trabalhando prioritariamente na recuperação das ruas centrais. Durante o mês de outubro tivemos um volume grande de chuvas, o que, além de não possibilitar a recuperação de vias, danificou mais o asfalto. Para trabalhar no recapeamento asfáltico e operação tapa buracos, é preciso condição seca, de sol, como temos agora”, afirmou o secretário, que estima um prazo de 15 dias para dar melhores condições de trafegabilidade às vias da cidade.

TRABALHO PERMANENTE

Conforme o prefeito Eduardo Loureiro, desde o início de seu mandato a Prefeitura de Santo Ângelo mantém um cronograma de obras de asfaltamento e recuperação de ruas do município. “É um trabalho contínuo e permanente. Desde janeiro de 2005 viemos fazendo obras, e continuamos até agora, no final do mandato”, disse ele, ao destacar que o andamento das obras depende também da capacidade financeira do município. “As obras são executadas com recursos próprios, do Governo Federal ou em convênio com a Corsan. Sempre buscamos recursos para garantir essas obras”, completa.

Moradores do Bairro Pippi agradecem asfalto em sua rua

Visivelmente contentes com o asfalto recebido em sua rua, moradoras do Bairro Pippi agradeceram à Prefeitura e à Secretaria de Obras pela ação.

Maria Tereza Sobuski, que mora há três anos na Rua João Henrique Licht, afirmou nesta semana que “o asfalto está muito bom”. Ela disse que o recapeamento asfáltico em sua rua foi uma surpresa agradável, pois nem esperava que fosse feito ainda neste ano. “A gente lutou para melhorar o asfalto na rua, junto com os moradores, e agora conseguimos. Estamos contentes. A rua está ficando muito bonita”, disse ela.

Já Maria Gessi, moradora da Rua João Henrique Licht há 19 anos, afirmou que antes sua rua era “terrível”. “Quando chovia, tinha barro. E quando era tempo seco, tinha muita poeira, como se morasse no interior. Vinha toda a poeira para casa e para o pátio”, afirmou ela. “Eu sempre tinha esperança que o prefeito fizesse o asfalto até terminar o mandato. Tenho que agradecer muito o prefeito, que pode contar com meu apoio e o dos vizinhos”, completou.