Seduc acompanha licitação de obras de escolas

0
92

Diretores de dez estabelecimentos de ensino da região da 14ª CRE participaram do encontro

O diretor administrativo adjunto, Roberto Adornes, e a assessora jurídica, Sinara Ketzer, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), estiveram nesta quarta-feira (23) na sede da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para acompanhar o processo de licitação de obras descentralizadas que ocorrem em dez escolas estaduais da região.

Participaram do encontro diretores da Escola São João Batista de Vitória das Missões, Escola São Roque de Sete de Setembro, Escola Padre Traezel de Cerro Largo e Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Vitória das Missões. De Santo Ângelo, as escolas: Dr. Augusto do Nascimento e Silva, Unírio Carrera Machado, Abílio Lautert, Missões, Sparta de Souza e Odão Fellipe Pippi.

Segundo Adornes, cada escola beneficiada recebeu a autonomia financeira, através de uma comissão composta por membros das escolas, 14ª CRE e Coordenadoria Regional de Obras (Crop) para investir até R$ 150 mil em obras de reparos na rede elétrica, telhados, acessibilidade, construção de muros e reforma em uma moradia de PM residente.

Em todo o Rio Grande do Sul, 223 obras serão desenvolvidas este ano, num investimento total de R$ 19,952 milhões. “São projetos que estavam prontos na Seduc que através de decreto do Governador do Estado possibilitou o repasse de recursos para a sua execução”, explica Adornes.

Todos os processos encontram-se na fase final de licitação e seguem agora para a assinatura de contrato. Depois, serão publicados no Diário Oficial do Estado para que as obras sejam iniciadas definitivamente.

PLANO DE NECESSIDADES DE OBRAS

Durante o encontro Roberto Adornes falou de outras obras que serão executadas através do Plano de Necessidades de Obras (PNO), onde sete escolas serão contempladas. Uma delas é a Escola Estadual Professor Pedro José Scher, em São Pedro do Butiá, onde na semana passada um aluno de oito anos da 3ª série morreu após ser atingido por uma trave da quadra de esportes que está em péssimas condições.

O PNO possibilita uma revitalização geral com cobertura e reforma de quadras de esportes em escolas, reforma de redes elétricas e hidráulicas, paisagismo, implantação de wifi e climatização em todas as salas de aula.

As escolas que serão contempladas são: Escola Pedro José Scher de São Pedro do Butiá; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Vitória das Missões; João Przyczynski de Guarani das Missões, além do Instituto Odão Felippe Pippi, Escola Madra Catarina Lépori, Escola Buriti e Escola Unírio Carrera Machado de Santo Ângelo.

No momento as obras encontram-se em processo de licitação para elaboração de projetos, sendo que a abertura das propostas deverá ocorrer em junho.

ESCOLAS BENEFICIADAS COM AS OBRAS PELA AUTONOMIA FINANCEIRA
– Escola São João Batista – Vitória das Missões
– Escola São Roque – Sete de Setembro
– Ecola Padre Traezel – Cerro Largo
– Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vitória das Missões
– Escola Dr. Augusto do Nascimento e Silva – Santo Ângelo
– Escola Unírio Carrera Machado – Santo Ângelo
– Escola Abílio Lautert – Santo Ângelo
– Colégio Missões
– Escola Sparta de Souza
– Instituto Odão Fellipe Pippi