Segunda incia com programação da Semana de Prevenção a Incêndios

0
225
Atividades iniciam na póxima segunda-feira (29), com desfile do trem de socorro pelas ruas da cidade. Foto: Arquivo/JM

O Corpo de Bombeiros Militar de Santo Ângelo realiza, a partir de segunda-feira (29), a programação da “Semana de Prevenção Contra Incêndio”. As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado na quinta-feira (2). As ações seguem até o dia 3 de julho, na sexta-feira.

Na segunda, ocorre o tradicional desfile do Trem de Socorro pelas ruas da cidade. Atividade será às 8h30. O objetivo é aumentar a conscientização da comunidade quanto a importância de prevenção contra incêndios e de demais ações desenvolvidas pelos Bombeiros.

No dia 2 de julho, data que lembra a criação da primeira corporação de bombeiros no Brasil, a partir das 8h terá Drive Thru, junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santo Ângelo (na Rua Alameda Capitão Nagel).

Já dos dias 29 de junho a 3 de julho, será desenvolvida arrecadação de donativos (como alimentos não perecíveis, roupas e cobertores). A arrecadação dos materiais será na sede do Corpo de Bombeiros.

Dia do Bombeiro

A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, por isso o Imperador foi consagrado patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros e a data marcada como o Dia Nacional do Bombeiro. O Decreto Federal 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil.

Na mesma legislação foi instituído que durante a semana que compreende o dia 2, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam as ocorrências.

Com a Proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a construir seus próprios Corpos de Bombeiros. As primeiras corporações foram criadas dentro de estruturas das Forças Estaduais, como eram chamadas as Polícias Militares.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here