Seis mil pneus são levados para reciclagem no Polo Petroquímico de Santa Rita

0
87

O Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam) encaminhou na manhã desta quarta-feira (16), uma carreta com 6 mil pneus inservíveis para reciclagem no Polo Petroquímico de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana.

Segundo o coordenador das praças e serviços do órgão, João Batista Rodrigues da Silva, a carga é de responsabilidade da Reciclanip, que é uma associação de fabricantes de pneus, que são obrigados a recolher todos os pneus usados e encaminhar à reciclagem. “O município apenas dipõe de um prédio, que é o Eco Ponto, para armanezamento desses pneus. Os pneus não são vendidos, a exemplo de latinhas ou papéis, mas são reciclados por obrigação dos fabricantes”, explica.

Em 2012, esta é a terceira carga já recolhida para a reciclagem. Cada carreta tem a capacidade de transportar cerca de 6 mil pneus. Em torno de 25 mil pneus devem ser levados ao Polo Petroquímico nas próximas semanas. Uma nova remessa será enviada na quarta-feira (23).

Os pneus armazenados no Eco Ponto são levados pelos proprietários de borracharias, postos de combustíveis ou empresas que revendem o produto. “Esses proprietários devem se dirigir ao Demam e solicitar a abertura do Eco Ponto para o depósito dos pneus inservíveis”, destaca Silva.