Sem Desfile de Rua, Carnaval 2016 segue sem formato confirmado

0
114

Nova reunião deve definir como será o evento

O tradicional Desfile do Carnaval de Rua de Santo Ângelo, cancelado ainda em dezembro de 2015, será substituído por evento a ser realizado em março, como parte da programação dos 143 anos do município, comemorado no dia 22. A decisão foi tomada em reunião na quinta-feira (7) na presença de representantes da Acadêmicos do Improvizo, Unidos da Zona Sul, Imperadores do Samba, Grande Pippi, Império da Zona Norte e São Carlos, além do prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; do diretor da Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Lazer, João Batista Rodrigues da Silva e do presidente Liga Independente das Escolas de Samba de Santo Ângelo (Liessa), Romaldo Mellher.

Conforme Mellher, o evento de Carnaval será realizado na sede de uma das escolas de samba, tendo em vista o alto custo para o deslocamento de materiais para a Avenida. Ele destaca ainda que o Carnaval é realizado a partir da captação de recursos através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura. A legislação possibilita que as empresas apliquem uma parte do Imposto de Renda (IR) devido em ações culturais. Dessa forma, os recursos provenientes das empresas para o Carnaval 2016 seriam referentes ao terceiro trimestre de 2015, período em que as instituições passaram por crise financeira.

Segundo o presidente da Liessa, “Não há tempo hábil de captação de recursos e sem eles não ha como fazer o Carnaval e endividar as escolas”. Melher completa ainda que a previsão para 2016 é aplicar a Lei Rouanet para a captação de recursos durante o ano todo e retomar a realização do Desfile em 2017.

Uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (11), para definição de detalhes, formato e data do evento.