Semagri já teve que abrir 55 bebedouros na zona rural de Santo Ângelo

0
82

Perdas na cultura de soja já chegam a 50%

A Semagri está intensificando o atendimento aos agricultores de Santo Ângelo, principalmente em relação ao fornecimento de água aos animais, abrindo bebedouros, num trabalho em conjunto com o Deman, que está fornecendo o licenciamento ambiental.

Conforme o secretário municipal da agricultura, Diomar Lino Formenton, a Secretaria já abriu 55 bebedouros e possui 97 inscritos até o momento, pois a tendência é agravar a falta de água. “Para melhorar o atendimento, contratamos 200 horas/máquina, que está atendendo as Comunidades de Linha Alegre e Linha Sabiá, além das 4 retro escavadeiras da própria Secretaria, que também está realizando a instalação de rede de água, quando contemplaremos 100% das famílias rurais”, enfatiza.

PERDAS

As perdas da cultura da Soja chegam a 50%, o milho do cedo, 70% e o safrinha está comprometido, porém ainda não é possível avaliar ainda, e o leite 40%, tendo ainda perdas no setor de hortigranjeiros de 40%, gado de corte de 30% ultrapassando os 40 milhões diretamente do setor. “O momento é preocupante, pois muitas comunidades rurais contabilizam perdas quase totais na cultura da soja, como exemplo Barra São João e Atafona”, completa.