Semana da Pátria é aberta com solenidade no Brique

0
130

Foi aberta na manhã de domingo (1º) a programação da Semana da Pátria em Santo Ângelo. A solenidade foi realizada na Praça Leônidas Ribas, em meio ao Brique.
O Fogo da Pátria chegou a Santo Ângelo no dia 21 de agosto, sendo recepcionado e ficando sob a custódia do Colégio Tiradentes. Na manhã de domingo, 1º, o fogo simbólico foi levado até a Praça Ricardo Leônidas Ribas, onde foi acesa a Pira da Pátria e realizado o hasteamento dos pavilhões.

A abertura da Semana da Pátria contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; deputado estadual Eduardo Loureiro; Maurício Loureiro, presidente da Câmara de Vereadores; juíza Marta Martins Moreira, diretora do Fórum local; promotor Gustavo Ferrari, representando o Ministério Público; coronel Marcelo Ferraz dos Reis, comandante do 1º Batalhão de Comunicações e comandante da Guarnição Militar Federal de Santo Ângelo e Valdemir Roepke, secretário municipal de Educação.
O prefeito Jacques Barbosa recebeu a centelha simbólica das mãos de uma aluna do Colégio Tiradentes e acendeu a Pira da Pátria. Jacques, a juíza Marta Moreira e o coronel Ferraz hastearam os pavilhões.

Jacques Barbosa afirmou que a Semana da Pátria é “uma oportunidade ímpar e vigorosa para reflexões sobre o Brasil”. Disse ainda que “a união de forças de todos os segmentos em torno dos anseios dos nossos irmãos brasileiros, é um caminho sem volta para alcançarmos, enfim, a fraternidade, a igualdade e a justiça social. Só assim tornaremos o Brasil uma pátria igual para seus filhos. Só assim nos tornaremos fortes e desenvolvidos, voltados para o progresso geral da maior matéria prima brasileira: o seu povo.”

O chefe do Executivo santo-angelense também falou sobre a missão de administrar a sua terra. “Enquanto prefeito de minha terra, com orgulho de filho que ama esta pequena pátria chamada Santo Ângelo, como um agente político legitimado pelo povo santo-angelense, que tanto respeito e admiro, e que dedico cada segundo do meu dia para fazer da minha cidade um lugar melhor para se viver, uma cidade que ofereça dignidade para o pai de família trabalhador, para a mãe que zela pelo seu filho, e para o cidadão que não fica apenas imputando direitos, mas também cumpre seu dever perante a sociedade”.

O desfile cívico militar do dia 7 de setembro iniciará às 8h30min com previsão de término às 12 horas, na Rua Marechal Floriano, sentido sul/norte.

A abertura do desfile será com o Exército Brasileiro, Brigada Militar, Órgãos de Segurança, Grupo Escoteiro do Ar Ventos do Sul e Grupo Escoteiro Medianeira.

Já o desfile estudantil seguirá a seguinte ordem: Escola de Educação Especial Raio de Sol (APAE); Jardim de Infância Municipal Bem-Me-Quer; Escola Municipal de Educação Infantil Modelo; Escola Municipal Eurico de Morais; Escola Municipal Dr. Ulisses Rodrigues; Escola Municipal Orlando Sparta de Souza; Escola Municipal Mário Piratini; Escola Municipal Professora Mathilde Ribas Martins; Escola Municipal José Alcebíades de Oliveira; Escola Municipal Sargento Pedro Krinski, Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas; Colégio Estadual Onofre Pires; Escola Estadual Edi Teresa Lippert; Escola Estadual Odão Felippe Pippi; Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo.

Logo após o desfile dos estudantes será a vez do desfile das entidades, na seguinte ordem: Associação Santo-Angelense de Taekwondo; Rotaract Clube Santo Ângelo/Aspa; SESC Maturidade Ativa; ONG Parceiros do Bem; Moto Grupo Missioneiras do Asfalto; Leões Gaditas Moto Clube; Moto Grupo Missioneiros, Grupo Acelerados e Amigos; Associação de Veículos Antigos (Avant).

Em caso de chuva, segue confirmado o desfile militar.

A previsão de 7 mil pessoas acompanhando o desfile. Em caso de chuva o desfile militar segue confirmado, com exceção das escolas municipais cuja definição será feita pelos educandários.

O encerramento da programação se dará logo após o desfile na Praça Ricardo Leônidas Ribas.

O tema nacional da Semana da Pátria neste ano é a Bandeira do Brasil. No Rio Grande do Sul o tema é o Parque Osório. Em âmbito municipal o tema definido é “Santo Ângelo nos caminhos da leitura”.

Foto: Fernando Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here