Semana do Meio Ambiente é aberta com apelo à preservação da natureza

0
91

A programação desenvolvida pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente contará com várias atividade

 A Semana do Meio Ambiente de Santo Ângelo foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (3), no Centro Municipal de Cultura. O slogan “Natureza a serviço da vida” faz um apelo à comunidade para a preservação do meio ambiente.

O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam), Ricardo Ferreira, explica que a Semana tem o objetivo de fazer uma reflexão e convida a população para avaliar como está o ambiente em que vive. “Temos que ter uma natureza saudável para que a vida floresça e tenha continuidade”, frisa.
Ferreira citou os trabalhos realizados por crianças da educação infantil que desenharam a visão delas em relação ao meio ambiente. “As crianças retratam nesses desenhos o planeta poluído, as árvores chorando, o rio sujo e a terra gemendo”, destaca.

A programação da Semana do Meio Ambiente deste ano conta com exposição de fotografias e desenhos de estudantes, palestras, visitas à Estação de Tratamento de Águas da Corsan no Bairro São Carlos, pedágio de conscientização ecológica, apresentações teatrais, plantio de árvores, mutirão ecológico, cavalgada, entrega de certificados aos formandos do curso de monitores ambientais e uma caminhada pelo meio ambiente. Já ontem foi realizado o recolhimento de pilhas, baterias e lixo eletrônico nas comunidades de Barra do São João, Atafona e Buriti.
No próximo sábado (8), acontece o Dia D onde 28 entidades em conjunto com o Demam farão um mapeamento do Rio Itaquarinchim, buscando constatar os pontos de maior poluição e lixo e registrando imagens em vídeo para a produção de um documentário.

Quando terminar a Semana do Meio Ambiente inicia uma Mostra de Móveis e Ambientes Decorados com materiais recicláveis. A exposição começa no dia 10 de junho, no hall do Centro Municipal de Cultura. Já no dia 4 de julho, um diagnóstico sobre as condições do meio ambiente de Santo Ângelo será apresentado na Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontece na URI.