Semana municipal da alimentação teve foco na segurança alimentar

0
85

Atividades ocorreram na quinta e sexta-feira, alusivos ao Dia Mundial da Alimentação

 Na quinta e sexta-feira, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro, foi realizado a Semana Municipal de Alimentação. As atividades foram organizadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), juntamente com a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Agricultura e Educação. A URI e o curso de Nutrição da Unijuí foram parceiros na realização das atividades, juntamente com a Milaneska Saúde.

Na quinta-feira, na parte da tarde, no Centro Municipal de Cultura, foram realizadas as palestras “A importância da Semana Mundial da Alimentação – da produção ao consumo visando à segurança alimentar”, com nutricionistas; “Experiências municipais de cooperativas da agricultura familiar”, com Ademir Friske, presidente da Coopasa; e “Cooperativismo: contribuições para o desenvolvimento agrícola e alimentar”, com o professor Vitor Reisdorfer.

Ontem, ocorreu o dia da conscientização municipal para uma alimentação saudável, com atividades na Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique), como a feira municipal, com comércio de alimentos de produtores da agricultura familiar local, inserção de expositores de artesanato local, clube de mães, núcleos de trabalho municipal, associações e projetos municipais. Também foram realizadas avaliação nutricional, com a medição do índice de massa corpórea e orientações de alimentação saudável, aferição de pressão arterial, teste de glicose, além de atividades recreativas. “Estamos desenvolvendo o trabalho para estimular a alimentação saudável.

Nesse sentido, também distribuimos na Praça cereais, frutas, sucos, enfim, um lanche saudável”, observa a nutricionista da Secretaria de Assistência Social e conselheira do Comsea, Vera Sanches.

A Banda do 1º BCom executou diversas músicas na abertura das atividades, na Praça Leonidas Ribas, sexta-feira.