Semana para aumentar as doações no Banco de Sangue do HSA

0
90

Órgão realiza programação especial na Semana Nacional do Voluntário Doador de Sangue

O Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo desenvolve, durante esta semana, uma programação especial em razão da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que culmina no dia 25 de novembro. “Nesta semana sempre realizamos algo especial para estimular novos doadores”, observa a médica hematologista Lisoneide Terhorste, responsável pelo Banco de Sangue.

O objetivo da campanha é realizar 150 coletas de sangue, por isso, os horários do banco de sangue mudaram: das 7h às 15h. “Aumentamos, também, o número de funcionários para dar agilidade às doações”.

De acordo com a hematologista, o tipo sanguíneo que o Banco de Sangue mais necessita é O negativo. “Os outros tipos estão em uma média boa de bolsas, mas já começam a diminuir”, salienta.

PARA DOAR

Para realizar doação de sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, não estar resfriado, não ter feito cirurgia recentemente, não estar em jejum e portar documento de identificação com foto. “Diabéticos controlados, que não fazem uso de insulina e hipertensos leves podem doar também”, complementa a médica Lisoneide.
Pessoas com 16 anos podem doar mediante autorização dos pais ou responsável.