Seminário “Mulheres em Foco” será nesta sexta-feira

0
90

As atividades são em comemoração ao Dia da Mulher

Nesta sexta-feira, 8, no prédio 13 da URI Santo Ângelo, acontece o Seminário “Mulheres em Foco”. A atividade é promovida pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE), Conselho Municipal de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde estarão promovendo o Seminário “Mulheres em Foco”.
As atividades, que são em comemoração ao Dia da Mulher, iniciam às 8h30min e segue durante todo o dia com uma extensa programação. Toda a comunidade está convidada a participar. O evento é gratuito.
Os organizadores estarão oferecendo às mulheres/mães uma sala com monitoras, acadêmicas do curso de Pedagogia que estarão desenvolvendo atividades com as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos de idade, para que as mães possam participar do evento. Além disso, será disponibilizado certificado de participação.
PROGRAMAÇÃO
8h30min: Abertura
9h30min: Promoção da Saúde
Painelistas:
Professora Márcia Paganotto Lopes – Enfermeira, especialista em Saúde Pública, em Gestão em Saúde e em Gerência de Serviços de Enfermagem e mestre em Educação. Coordenadora do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva – NURESC (12ª CRS), Conselheira Municipal de Saúde de Santo Ângelo e integrante da CIES Regional e Estadual.
Professora Sandra Maria de Mello Cardoso – Mestre em Gestão em Saúde e professora da disciplina de Saúde da Mulher na URI – campus de Santo Ângelo.
Rosana Inês Zorzo Pazdziora – Enfermeira, especialista em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde, coordenadora regional da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Criança.
10h45min: Violência contra a Mulher
Panelista: Elaine Maria da Silva – Delegada do Posto Policial da Mulher de Santo Ângelo/RS.
13h30min: “Mulheres Negras: Um olhar sobre as lutas sociais e as políticas públicas no Brasil”.
Painelista: Luciana Silveira – Doutoranda, mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e graduada em Ciências Sociais pela UNISINOS. Membro do Instituto Acotirene. Possui experiência na área de educação social e popular e atua como professora em EAD, pesquisas socioeconômicas e de saúde em comunidades quilombola.
15h15min: Movimento de Mulheres Camponesas – Via Campesina
Painelista: Professora Cecília Bernardi – Engenheira Agrônoma, mestre em Educação nas Ciências. Atua na EMATER – Tucunduva/RS.
17h30min: História do feminismo e Marcha Mundial das Mulheres, direitos reprodutivos, trabalhistas e de gênero.
Panelistas: Valda Neves – Estudante de Direito (UCS) e militante na Marcha Mundial das Mulheres.
Valéria da Silva Zorzi – Médica Pediatra e Clínica Geral. Trabalha no ESF Abegay – SMS/PMCA (Movimento social transversando os versos, inventando a vida).
Maria Luiza Diello – Psicóloga, especialista em Ciência Política e mestre em Filosofia. Trabalha na NASF/SMS/PMCA (Movimento social transversando os versos, inventando a vida).
Professora Rosângela Angelin – Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrück (Alemanha), docente do mestrado e da graduação em Direito da URI. Membro dos grupos de pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade; membro do grupo de estudos em Direito, Cidadania e Políticas Públicas, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e coordenadora do grupo de pesquisa: “Direitos humanos, cidadania e a consolidação dos direitos sociais”. Além disso, é colaboradora na execução de projetos com mulheres agricultoras junto à ONG Associação Regional de Desenvolvimento e Educação e integra a Marcha Mundial de Mulheres.