Seminário Regional sobre Aposentadoria e Agroindústria Familiar será em agosto

0
86

O Arranjo Produtivo Local de Agroindústria Familiar – Região Missões estará promovendo no dia 9 de agosto, sexta-feira, o Seminário Regional sobre Aposentadoria e Agroindústria Familiar. O evento será no auditório do prédio 13 da URI – campus de Santo Ângelo, com início às 9h, e tem como finalidade esclarecer as temáticas relacionadas à produção agroindustrial familiar e os reflexos na aposentadoria dos agricultores.

De acordo com o assessor executivo do APL Missões, José Roberto de Oliveira, o foco principal da atividade é reverter a situação da região como compradora de alimentos de outras regiões. “Precisamos criar um sistema produtivo de produtos agroindustrializados e criar um sistema que leve a confiança e consciência da importância de comprar produtos locais, geradores de emprego e renda”, explica.

Oliveira acrescenta ainda que este tema é o principal impeditivo de termos mais agroindústrias nas Missões e em diversas regiões mais empobrecidas do Estado. “Como as pessoas têm muito medo de não se aposentar se produzirem um pouco mais, o fato inibe potentemente o aparecimento de agroindústrias familiares, o que é um equívoco que se criou. O evento que dissipar esta visão, integrando os agricultores a atividade produtiva regional, gerando emprego, renda, retornando os filhos que estão em atividades urbanas, tudo para uma visão de potente gerador de riqueza e desenvolvimento local e regional”, finaliza.

APL

O APL foi construído a partir da união das Universidades da região, com a participação da Emater e SDR, além da Fetag e ONGs da região das Missões. É coordenado pela URI Santo Ângelo e o instrumento financiador é a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Toda a comunidade está convidada para participar. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3313-7900 ou pelo site www.santoangelo.uri.br.