Servidores do IBGE retornam às atividades e já iniciarão compensação de horas não trabalhadas

0
104

Após 79 dias, grevistas chegaram a um acordo com a direção do instituto

Os servidores grevistas do IBGE, representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (Assibge), e o governo federal, por meio da direção do instituto, assinaram na quarta-feira (13) dois acordos que puseram fim à greve na instituição. Um dos pontos acordados foi a compensação das horas não trabalhadas durante a greve, que durou 79 dias. A compensação começará nesta segunda-feira (18).

Também foi acordado sobre a criação de grupos de trabalho para a realização de estudos referentes ao Plano de Carreira e Cargos da Fundação IBGE e ao equilíbrio da força de trabalho entre servidores do quadro e trabalhadores temporários, necessária para o cumprimento da missão institucional do IBGE. De acordo com o IBGE, ainda não há previsão de quando será divulgado um balanço das pesquisas prejudicadas pela greve.

QUESTIONAMENTOS
A maior característica desta greve foi o questionamento das condições de trabalho e da forma como, na visão dos grevistas, o poder público vem conduzindo a administração do IBGE, em todos os sentidos. “Após este longo período de greve, esperamos que, com os grupos de trabalho que farão o estudo deste redirecionamento do IBGE, os anseios dos servidores da instituição sejam alcançados, indo ao encontro do comprometimento do seu quadro de servidores, com a qualidade do trabalho realizado e com a importância do IBGE para todo o desenvolvimento do País”, diz o chefe da agência do IBGE em Santo Ângelo, Paulo Ricardo Garcez Barreto.

SANTO ÂNGELO
Com o fim da greve, a agência local volta às suas atividades normais e retoma suas pesquisas. Algumas das que serão retomadas são a Pesquisa de Estoques, Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Pesquisa do Registro Civil e Divórcios, Pesquisa Trimestral do Leite, Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, Pesquisa Trimestral de Ovos de Galinha, Pesquisa de Informações Básicas Municipais, Pesquisa Industrial Anual, Pesquisa Anual de Serviços, Pesquisa Anual da Indústria da Construção e Pesquisa Industrial Anual.

A agência do IBGE em Santo Ângelo está localizada na Rua Sete de Setembro, 1036, e o expediente é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os municípios atendidos são Santo Ângelo, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Rolador, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Sete de Setembro e Vitória das Missões. O telefone é (55) 3312-1787.