Silvano Saragoso recebe homenagem pelos 50 anos de vida pública

0
92

Homenageado começou sua jornada em 1964, como auxiliar de mecânico no 1º Batalhão Ferroviário

Fatos marcantes dos cinquenta anos de vida pública do santo-angelense Silvano Saragoso foram lembrados durante sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. A homenagem, proposta pelo suplente de vereador Leoveral Gölzer e subscrita pelos vereadores Gilberto Corazza e Diomar Formenton, foi realizada na última segunda-feira (28), no Plenário do Legislativo Municipal.

Acontecimentos marcantes do cinquentenário comemorado por Saragoso tiveram destaque, inicialmente, através do pronunciamento do vereador Gilberto Corazza, que falou em nome do Parlamento. Uma mensagem, proferida pelo presidente do Legislativo Municipal Vinícius Makvitz e enviada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Adroaldo Loureiro, também fez parte das homenagens a Saragoso.

“A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo está cumprindo um ato de grande relevância ao reconhecer e distinguir uma das mais notáveis figuras públicas das Missões, um cidadão honrado, que ao longo de sua jornada tem se dedicado com esmero, espírito de doação e competência à causa pública e também à memória cultural das raízes do povo missioneiro”, declarou Loureiro na mensagem.

Ao agradecer a homenagem, Saragoso lembrou o início de sua jornada, em 1964, quando atuou como auxiliar de mecânico no 1º Batalhão Ferroviário – Serviço Público Federal da União.

Saragoso fez um resgate da história das Missões, ressaltando que os valores presentes na redução jesuítico-guarani devem ser resgatados atualmente. Por fim, falou ainda que a homenagem não representava apenas um reconhecimento a Silvano Saragoso, mas que todos os bons servidores estavam sendo homenageados.

CURRÍCULO DO HOMENAGEADO

Silvano Saragoso nasceu em junho de 1950, no município de Santo Ângelo. Desde cedo, apresentou forte vocação para as atividades nos meios de comunicações e na vida pública. Ainda como estudante, foi diretor de patrimônio da União dos Estudantes Secundaristas de Santo Ângelo (Uesa), onde foi vice-presidente e presidente da entidade.

Graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Iesa. Na FAAP de São Paulo tornando-se especialista em Gerenciamento de Cidades. Na vida pública, foi presidente do Instituto de Estudos Políticos Econômicos e Sociais para as Missões (Iepes). Elegeu-se vereador trabalhista por dois mandatos, foi secretário e presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, quando assumiu, interinamente, a chefia do Executivo.

No movimento sindical, foi membro dos Conselhos Estadual e da Federação do Senalba. Assessorou Paulo Steinhaus na Presidência da Federação dos Bancários do Estado do Rio Grande do Sul.

Saragoso esteve no comando de secretarias em três municípios: São Luiz Gonzaga, onde atuou como secretário de Planejamento; e em Cachoeirinha e em Santo Ângelo, atuando como secretário de Administração.

Da mesma forma, assumiu relevantes cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce a função de assessor parlamentar na Subchefia Parlamentar da Casa Civil do Gabinete do Governador do Estado.

Na vida privada, estuda e dedica-se à história missioneira, escrevendo textos, comentários, matérias para rádio e jornal, vídeos para televisão, letras para músicas e fazendo projetos culturais.