Sindicato dos Bancários revela que 90% da categoria aderiram ao primeiro dia de greve

0
82

Funcionários em paralisação ficaram em frente às agências ontem

Funcionários de todas as agências bancárias de Santo Ângelo aderiram à greve da categoria, que começou nesta quinta-feira (19). A informação é do Sindicato dos Bancários, que revelou ainda que 90% dos trabalhadores aderiram à paralisação, ficando apenas 10% em atividade, cargos ligado à chefia das instituições financeira, desenvolvendo serviços internos.

A paralisação é nacional e a categoria apresenta uma série de reivindicações, dentre elas a correção da inflação de 6,9%, mais ganho real de 5%, a contratação de mais funcionários e melhores condições de trabalho para os trabalhadores que estariam sofrendo pressões para venda de seguros e outros serviços de banco.

DISSÍDIO
O secretário do Sindicato dos Bancários, Mauro Mânica, destaca que o mês de setembro foi escolhido para a paralisação por ser o período que acontece o dissídio da categoria. “Estamos mobilizados na busca de nossos direitos. Esperamos a sensibilidade da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que as nossas demandas sejam atendidas. Não é possível vermos nossa classe com perdas consideráveis, enquanto os bancos estão obtendo grandes lucros, como é o caso do Banco do Brasil. Apenas no primeiro semestre deste ano já faturou R$ 10 milhões”, enfatiza. Mânica justifica, ainda, que o reajuste salarial é justo em virtude da produtividade dos bancos aumentou em média 20% acima do que ocorreu no ano passado.

O sindicalista explica que na próxima semana prossegue a mobilização até os banqueiros decidirem negociar com a categoria. Segundo ele, a greve é por tempo indeterminado e lamenta qualquer transtorno que possa ocorrer.

AUTOATENDIMENTO
Apesar da greve dos bancários, os serviços de autoatendimento das agências prosseguem normalmente, como saques de dinheiro, depósitos e pagamentos de contas através da leitora de código de barras dos caixas eletrônicos. Outra opção para quem precisar deste tipo de serviço são as lotéricas, desde que as contas não estejam vencidas.
As cooperativas de crédito Sicredi e Cresol seguem funcionando normalmente.

AGÊNCIAS
Santo Ângelo possui agências do Banco Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul.