Sintriasa define nova diretoria

0
154
Diante de um cenário completamente inimaginável (de pandemia), para o líder sindical, os próximos quatro anos de gestão devem ser marcados por resistência e luta. “Não sabemos o que vai vir adiante”, argumenta. Apesar de o setor da alimentação ter sido menos atingido que outros pela crise sanitária e econômica, ele alerta que empresas podem aproveitar o momento para reduzir ou retirar direitos dos trabalhadores. “Então, as propostas que estamos tendo aqui em Santo Ângelo e em nível de Estado é 0% de reajuste, a inflação tão somente, e perda de direitos”, diz. “É difícil pensarmos no futuro, porque construímos ele no presente, e, no momento, estamos resistindo a algumas propostas que vemos não ter sentido para a nossa categoria. Vamos ver o que vai vir pela frente. Vamos com calma, com sabedoria e tentar ver qual o melhor caminho para o trabalhador”, diz. “Últimos quatro anos foram bem difíceis, talvez o pior momento do movimento sindical”, afirma Barbosa, que assumiu o primeiro mandato a frente do Sindicato em 2016 (ano do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff). “Foi quando percebemos a redução de muito direitos trabalhistas que tínhamos conquistado até o momento”, ressalta. Apesar das investidas desfavoráveis aos trabalhadores, Barbosa reforça que na região se mantiveram os direitos conquistados. “Conseguimos manter o pessoal unido conosco, mantê-los presentes na luta, apesar de não evoluirmos muito de reajuste salarial”, acrescenta. Contaminação por Covid-19 em Frigoríficos Conforme dados do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-RS), o número frigoríficos com trabalhadores infectados pelo coronavírus chegou a 32 nesta semana. Segundo o MPT, quase de 5 mil trabalhadores foram confirmados com a doença – o que representa 25,14% do total. Na região de abrangência do Sintriasa, o trabalho tem sido feito na forma de orientação, tanto aos colaboradores, quando aos empresários. “Estamos acompanhando as medidas que têm sido tomadas. Em Santo Ângelo todas as ações estão sendo adotadas para que a contaminação não aconteça dentro da indústria”, reforça. Diretoria 2020/2024 Presidente: Alex Durães Barbosa; vice-presidente: Clóvis Oliveira dos Santos; secretário de Geral: Rejane Cardoso de Freitas; secretário de Finanças: Aderlei Dutra Martins; secretário de Política Sindical: Renilda dos Santos Ribeiro; secretário de Formação e Educação Sindical: Amauri Krain; secretário de Saúde do Trabalhador: Geovane Machado; secretário da Secretaria da Mulher: Daniela dos Santos; secretário do Esporte: Paulo Roberto de Miranda de Souza. Suplentes da Diretoria Jussara Silva Machado; Luis Antônio Kostrzycki; Patrícia Ferreira Barbosa; Marcio Antônio Boszko; Manoel Ulisses Dornelles da Silva; Jussara de Almeida Lopes; Eva Nafim; Leni dos Santos Ribeiro; Anderson Flores. Conselho Fiscal Jurema Anger ; Maria Lúcia Freitas dos Reis; Mirdes Ledite Welter . Suplentes Conselho Fiscal Jair da Conceição de Souza; Josiele Santana da Silva. Foto: Divulgação

Na última terça-feira (23) os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Santo Ângelo e região (Sintriasa) escolheu nova diretoria. A presidência segue a cargo de Alex Durães Barbosa, reeleito, tendo como vice-presidente Clóvis Oliveira dos Santos. Os líderes têm gestão de quatro anos (2020/2024). Chapa foi aprovada com 95% dos votos.

Diante de um cenário completamente inimaginável (de pandemia), para o líder sindical, os próximos quatro anos de gestão devem ser marcados por resistência e luta. “Não sabemos o que vai vir adiante”, argumenta. Apesar de o setor da alimentação ter sido menos atingido que outros pela crise sanitária e econômica, ele alerta que empresas podem aproveitar o momento para reduzir ou retirar direitos dos trabalhadores. “Então, as propostas que estamos tendo aqui em Santo Ângelo e em nível de Estado é 0% de reajuste, a inflação tão somente, e perda de direitos”, diz. “É difícil pensarmos no futuro, porque construímos ele no presente, e, no momento, estamos resistindo a algumas propostas que vemos não ter sentido para a nossa categoria. Vamos ver o que vai vir pela frente. Vamos com calma, com sabedoria e tentar ver qual o melhor caminho para o trabalhador”, diz.

“Últimos quatro anos foram bem difíceis, talvez o pior momento do movimento sindical”, afirma Barbosa, que assumiu o primeiro mandato a frente do Sindicato em 2016 (ano do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff). “Foi quando percebemos a redução de muito direitos trabalhistas que tínhamos conquistado até o momento”, ressalta. Apesar das investidas desfavoráveis aos trabalhadores, Barbosa reforça que na região se mantiveram os direitos conquistados. “Conseguimos manter o pessoal unido conosco, mantê-los presentes na luta, apesar de não evoluirmos muito de reajuste salarial”, acrescenta.

Contaminação por Covid-19 em Frigoríficos

Conforme dados do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-RS), o número frigoríficos com trabalhadores infectados pelo coronavírus chegou a 32 nesta semana. Segundo o MPT, quase de 5 mil trabalhadores foram confirmados com a doença – o que representa 25,14% do total.

Na região de abrangência do Sintriasa, o trabalho tem sido feito na forma de orientação, tanto aos colaboradores, quando aos empresários. “Estamos acompanhando as medidas que têm sido tomadas. Em Santo Ângelo todas as ações estão sendo adotadas para que a contaminação não aconteça dentro da indústria”, reforça.

Diretoria 2020/2024

Presidente: Alex Durães Barbosa; vice-presidente: Clóvis Oliveira dos Santos; secretário de Geral: Rejane Cardoso de Freitas; secretário de Finanças: Aderlei Dutra Martins; secretário de Política Sindical: Renilda dos Santos Ribeiro; secretário de Formação e Educação Sindical: Amauri Krain; secretário de Saúde do Trabalhador: Geovane Machado; secretário da Secretaria da Mulher: Daniela dos Santos; secretário do Esporte: Paulo Roberto de Miranda de Souza.

Suplentes da Diretoria
Jussara Silva Machado; Luis Antônio Kostrzycki; Patrícia Ferreira Barbosa; Marcio Antônio Boszko; Manoel Ulisses Dornelles da Silva; Jussara de Almeida Lopes; Eva Nafim; Leni dos Santos Ribeiro; Anderson Flores.

Conselho Fiscal
Jurema Anger ; Maria Lúcia Freitas dos Reis; Mirdes Ledite Welter .

Suplentes Conselho Fiscal
Jair da Conceição de Souza; Josiele Santana da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here