Soja: 17 mil hectares já foram colhidos em Santo Ângelo

0
111

Antecipação da colheita ocorre devido à falta de chuva em março e à ocorrência da Ferrugem Asiática

A colheita do soja em Santo Ângelo teve início na primeira quinzena de março. Até o momento já foi colhido 45% da área destinada ao soja. No município, o total cultivado chega a 37.200 hectares. Segundo a Emater, 17.000 hectares já foram colhidos. A expectativa é que até o final do mês toda a produção esteja colhida.

De acordo com o chefe do escritório da Emater de Santo Ângelo, o agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues, a última avaliação da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea) teve a estimativa de colheita de 50 sacas por hectare. Na safra passada, foram colhidas 42 sacas por hectare no município. Álvaro lembra que houve uma antecipação na colheita devido à ausência de chuva principalmente no mês de março e à ocorrência da doença Ferrugem Asiática.

“O quadro de hoje é de muita oscilação de resultado de produtividade, temos relatos de produtores em que a produtividade em suas propriedades vão de 25 até 74 sacas por hectare, e tivemos um clima diferenciado até fevereiro com chuva e bastante umidade. Já em março, tivemos períodos com baixa ocorrência de precipitação”, ressalta Álvaro.

O produtor rural do distrito de Atafona, Claudio Dala Rosa, trabalha na expectativa de colher 45 sacas por hectare. Dala Rosa já colheu 90% de sua produção. Ele possui uma área de 120 hectares, toda ela plantada com a cultura do grão. Conforme o agricultor, a expectativa inicial era de uma colheita de 60 sacas por hectare. “Infelizmente, devido à falta de chuva deste mês, a estimativa caiu para 45 sacas por hectare”, disse. Conforme Claudio, devido a escassez de chuva no mês de março a colheita teve que ser antecipada, “Na minha propriedade, em outras safras, começava a colher aproximadamente no dia 28 de março e terminava em 20 de abril, nesse ano iniciei em 12 de março e até o dia 28 desse mês estarei com toda a minha produção colhida”, finalizou.