‘Temos a responsabilidade de levar a informação correta à comunidade’

0
164
Luiz Roque Kern e Jota Miguel, apresentadores do Rádio Visão e linha Direta. Fotos: Daniele Angnes/JM

Afirmação é de uma das vozes de mais autoridade quando se trata de comunicação no rádio: Luiz Roque Kern, âncora do programa “Rádio Visão” e apresentador do “Roda Viva”. Os 44 anos dedicados ao rádio e os sete à Rádio Santo Ângelo condizem com a frase do profissional que se preocupa em deixar o ouvinte bem informado.

No último sábado (15) a emissora completou seus 73 anos de fundação. Neste ano, diferentemente de anteriores, não haverá festa, mas a data não passará em branco. Por mais de sete décadas a Rádio, além de levar a informação, ajudou centenas de pessoas.

Linha Aberta: marca da solidariedade

Quem lembra do Estúdio 3? que todas as quartas abria as portas para a população que precisava de alguma ajuda. Jota Miguel, que apresentava o programa na época e hoje está a frente do “Linha Aberta”, lembra desta ocasião: “foram vários momentos marcantes que passei aqui”, afirma. “Fizemos campanhas de arrecadação de alimentos, conseguimos doações para reconstrução de uma casa, que tinha sido destruída por um incêndio…A Rádio Santo Ângelo tem em sua essência a marca da solidariedade”, acrescenta Jota. “A emissora tem esse sentimento de ajudar as pessoas.”

Há dez anos na Rádio (entre idas e vindas) Jota lembra que o “Linha Aberta” surgiu a partir de uma ideia do então diretor da empresa, Eduardo Loureiro. “O programa nasceu da necessidade de um órgão de comunicação abrir espaço para o anseio da população”, diz.

Rádio Visão: Jornalismo sério e de qualidade

Nada seria possível se tudo que é produzido pela Rádio Santo Ângelo não levasse em consideração a responsabilidade que tem com quem a ouve, como afirma Luiz Roque – ali no início do texto.

“No jornalismo atual, tudo é muito instantâneo, rápido, a informação está ao alcance de todas as pessoas, então, acredito que o principal que temos aqui é esse pensamento de que temos o dever de informar com seriedade”, reforça Kern. “O que se construiu até hoje, a imagem da credibilidade e da grande audiência, se deve a essa equipe e a direção, que sempre foi focada em oferecer o melhor aos ouvintes.”

Tanto Rádio Visão quando Linha Aberta são destaque na audiência da programação da Santo Ângelo. Ainda, “Primeira Hora”, também apresentado por Jota, “Roda Viva”, com Luiz Roque, Hogue Dorneles e convidados, e “Última Hora”, com Rafael Ferreira, tem ótimo desempenho com o público ouvinte.

Roda Viva: o debate de opiniões

O programa, que tem duração de uma hora (das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira), tem um dos melhores desempenhos da emissora. Conduzido por Luiz Roque e Hogue Dorneles, tem debates com convidados que representam segmentos da comunidade e tratam de diversos assuntos.

O advogado Alex Klaic é um destes convidados. Para ele, “a imprensa é tida como os olhos e ouvidos da sociedade, trazendo as informações ao público. O programa Roda Viva, é o responsável por trazer o pensamento, a consciência, o choque de ideais divergentes ou convergentes, que vão permitir ao ouvinte formar sua própria convicção. Nesse ponto, é o programa formador de opinião por essência. Em tempos de pensamento açodado e posições radicais, a ponderação é essencial. E é isso que o Roda Viva faz. É o seu papel”, diz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here