Termo prevê uso do Laboratório do Conhecimento como sede provisória do Instituto Federal Farroupilha

0
82

Prédio que fica ao lado da Secretaria Municipal de Educação passará por readequações

Foi assinado nesta segunda-feira (23) Termo de Cessão de Uso de Espaço Público entre a Prefeitura de Santo Ângelo e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O documento que prevê a utilização do Centro Municipal do Conhecimento Professora Maria de Lourdes Donadel Johan (Laboratório do Conhecimento) como sede provisória da instituição de ensino foi assinado pelo prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, e pela reitora do IFF, professora Carla Comerlato Jardim.

A solenidade foi acompanhada pela vice-prefeita ,Nara Damião Makvitz, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jacques Barbosa, autoridades e lideranças ligadas ao processo de implantação do IFF em Santo Ângelo, vereadores e representantes das quatro direções gerais dos campi do IFF da região.

O espaço na Rua Antônio Manoel será utilizado para funcionamento dos cursos do IFF até que as obras das futuras instalações, localizadas às margens da ERS-218, estejam concluídas. Conforme o termo, o espaço do Laboratório do Conhecimento será de uso compartilhado e permitirá a instalação da sede administrativa e funcionamento dos cursos da instituição.

Para o desenvolvimento das atividades, o IFF utilizará o segundo, terceiro e quarto pavimentos do prédio. O uso compartilhado estabelece o aproveitamento paralelo do espaço pela Secretaria de Educação.

REFORMAS NO PRÉDIO

Marcando o início do ato de assinatura do Termo de Cessão de Uso de Espaço Público, o engenheiro civil Mauro Marchetti apresentou o projeto de remodelação das dependências do Laboratório do Conhecimento para a implantação do IFF. O projeto de readequação da estrutura prevê a instalação de um elevador (garantindo acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais) e de climatizadores em todas as salas.

Seguindo o padrão existente, serão realizadas mudanças na parte frontal do prédio com instalação de vidros no terceiro e quarto pavimentos. A fachada receberá ainda pintura e identificação visual.
As instalações elétrica e lógica também serão readequadas para atender a demanda da instituição de ensino. A separação das salas de aula será feita com divisórias de gesso acartonado.
Além disso, o IFF deverá adquirir o mobiliário e os equipamentos necessários para o funcionamento dos cursos. Novos livros deverão complementar o acervo bibliográfico já existente.

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Na solenidade, a reitora do IFF, professora Carla Comerlato Jardim, destacou que a assinatura do termo é um momento importante dentro do processo de implantação do IFF em Santo Ângelo, pois permitirá o início das atividades regulares já no primeiro semestre de 2014. Carla explicou ainda que em breve inicia o processo de contratação de profissionais através de concurso público e remoção de servidores do IFF para o preenchimento das vagas de docentes e de técnicos administrativos do campus de Santo Ângelo.

A expectativa é que em outubro já seja publicada a portaria que destina cargos e funções para o novo campus e no final de setembro seja divulgado o edital referente ao concurso público para a contratação de professores e técnicos administrativos.

“Até meados de fevereiro estarão nomeados e removidos os profissionais necessários para o início das atividades em Santo Ângelo”, ressaltou Carla.
Inicialmente, em Santo Ângelo, o IFF ofertará vagas para dois cursos técnicos de Informática e Gestão em Saúde, subsequente ao ensino médio. Carla afirmou que a instituição oferecerá ainda cursos em outras modalidades que não seja o ensino regular, como a oferta de vagas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da Rede e-Tec Brasil, que tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância.

A intenção é que sejam disponibilizadas vagas em cinco cursos do Pronatec ainda em 2013. Com relação à Rede e-Tec o objetivo é oferecer vagas no próximo processo seletivo.
O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, disse que este é mais um momento histórico no processo de implantação do IFF no município. “A atual administração está à disposição para agilizar o andamento dos trabalhos que visam a instalação da instituição de ensino no município”, afirmou Andres.