Trevo tem obra finalizada

0
104

Entroncamento da ERS-344 com a BR-392 recebeu rotatória

Após muitas reivindicações e espera, a região pode comemorar a concretização das obras de interseção da BR 392 e ERS 344, km 83, que liga Santo Ângelo a Guarani das Missões. No local, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) viabilizou as obras de uma rotatória, já que antes as rodovias cruzavam-se sem sinalização que indicasse a entrada de veículos ao município Guarani das Missões ou à rodovia federal.

A má elaboração anterior do trecho já ocasionou um grande número de acidentes com veículos da região, inclusive com vítimas fatais, ficando conhecido como “trevo da morte”. Por isso, a reivindicação por uma rótula no local foi tema constante dos parlamentares no congresso, em Brasília. Conforme o deputado estadual Eduardo Loureiro, a mobilização vem acontecendo desde 2011, e a concretização da obra é fundamental para melhorar a segurança naquelas imediações. “Temos ali um histórico de acidentes graves, então essa luta vem de longe. A região tem, a partir dessa obra, um bom motivo para comemorar”, destaca.

MANIFESTAÇÕES
As mobilizações para que houvesse uma reformulação no trevo de entroncamento da BR-392 com a ERS-344 iniciaram no fim de 2011, quando o problema foi levantado em assembleia e teve adesão de gestores municipais e estaduais, além da comunidade da região das Missões. A luta durou cerca de três anos, mas a obra saiu do papel e foi desenvolvida. “Nós lutamos muito para que isso se tornasse uma realidade. No passado não prevíamos quando isso seria possível e agora só temos a agradecer e parabenizar os mentores dessa obra. Esse trevo e uma nova sinalização irão diminuir, certamente, o número de acidentes e poderemos ficar bem mais tranquilos quanto a segurança de quem trafega por aqui”, explica a prefeita do município de Guarani das Missões Janete Teresinha Dauek.

Conforme nota da superintendência regional do Dnit no Estado do Rio Grande do Sul, a obra teve início no segundo semestre de 2014, sendo concluída dentro do prazo estimado. “Essa obra objetiva a segurança dos usuários e eliminação dos acidentes com colisão lateral, bem como resguardar a segurança dos usuários que por ali trafegam, obedecendo a sinalização existente no local”.
A reformulação do trevo foi concluída nas últimas semanas pela Empreiteira Carpenedo, de Santa Rosa, ganhadora da licitação da obra.

NOVAS OBRAS
Durante audiência pública realizada no último mês, o deputado estadual Pedro Westphalen anunciou que novos trevos deverão ser remodelados na região. Trata-se do trevo que dá acesso ao Parque da Fenamilho, na ERS 344, e do trevo da Perimetral Norte, após o campus da URI Câmpus Santo Ângelo. Ambos deverão receber rotatórias, também no intuito de diminuir a incidência de acidentes.