Trigo tem 95% da área colhida em Santo Ângelo

0
138
Com quatro ou cinco dias de tempo firme os triticultores devem concluir trabalho da colheita do trigo em Santo Ângelo. Foto: Arquivo/JM

Expectativa da Emater é que a projeção inicial das 55 sacas por hectare seja confirmada. Na próxima semana colheita deve ser concluída

A colheita do trigo está praticamente concluída em Santo Ângelo. Dos 7,2 mil hectares cultivados com o trigo no município, apenas 5% ainda restam para serem colhidos, segundo avaliação da Emater.

De acordo com o engenheiro agrônomo Àlvaro Uggeri Rodrigues, chefe do escritório local da Emater, mesmo com a chuva da semana, os triticultores avançaram nos trabalhos nos dias de tempo firme e devem concluir a colheita em quatro ou cinco dias, desde que o clima colabore.

Quanto aos resultados, Àlvaro afirma que deve ser alcançada a produtividade média estimada pelos membros da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea), de 55 sacas por hectare.

“Teremos em dezembro uma reunião da Comea, quando os membros que representam as demais entidades devem apresentar seus números e aí chegaremos a conclusão da produtividade realmente alcançada. Mas tudo indica que essa média, que também foi da safra anterior, seja, pelo menos, mantida”.

ESTADO
A colheita das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul atingiu 67% da área. Atualmente, 3% das lavouras de trigo estão em enchimento do grão e 30% em fase de maturação (característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita).

O período de alta umidade dificultou o avanço da colheita. As lavouras colhidas ainda apresentam boa produtividade, mas com perda de qualidade do produto final. A produtividade média das lavouras colhidas até o momento está acima de 50 sacas/ha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here