Tudo é festa, mas queima de fogos de artifício exige cuidados

0
98

Consumidores devem estar atentos na hora da queima de fogos

Nas festas de final de ano, é comum a utilização de fogos de artifício, mas alguns cuidados são necessários para evitar que a festa termine com problemas ou mesmo em tragédia. A prevenção contra acidentes já começa na hora da compra, observando se o local que vende os fogos é licenciado.

Em Santo Ângelo, somente a Tabajara Caça e Pesca possui o alvará dos Bombeiros, Polícia Civil e Exército para trabalhar com a comercialização de fogos de artifício. Conforme o proprietário, Luiz Tabajara Ramos, o movimento em busca de fogos já se iniciou há alguns dias e podem ser encontrados inúmeros tipos, sendo para adultos e crianças. “Há uma grande variedade de produtos com valores que vão de R$ 25 a R$ 1.800, dependendo do que o cliente quer”, esclarece.

A procura tem sido boa para baterias de três a cinco minutos, segundo Tabajara, mas também para foguetes mais simples, como os de mão. “Conhecíamos como foguete de mão, no entanto, hoje todos vêm com pedestais para garantir a segurança de quem usará”, afirma.

CUIDADOS NA HORA DA QUEIMA DE FOGOS
A maneira mais segura de aproveitar os fogos é assistir a uma queima, sem precisar envolver-se no ato de soltar. Entretanto, sempre há os que desejam fazer um show. É possível, desde que essas pessoas tomem alguns cuidados na hora de realizar a queima. Tabajara aconselha que se tenha cuidado com o posicionamento dos fogos, observando se não está próximo a fios de luz, árvores ou de pessoas. “É importante que se fique sempre afastado, tomando cuidado especialmente com crianças, que são imprevisíveis. Além disso, é importante não beber, pois na euforia podem acontecer acidentes”, frisa.

Caso o cliente não saiba como fazer a queima de fogos, Tabajara explica que pode comparecer até o balcão da loja, que passará todas as orientações ainda na hora da compra. “O importante é fazer a festa com segurança”, diz. Após a explosão, é preciso evitar que os fogos sejam recolhidos em seguida, pois eles ainda podem estar ativos. A Tabajara Caça e Pesca estará aberta hoje, até as 18h, na Rua 15 de Novembro.