Unimed Missões recolhe mais de 330 mil litros de resíduos

0
94

Ação faz parte de projeto de Responsabilidade Socioambiental

 O Projeto de Gerenciamento de Resíduos, mantido pela Unimed Missões, contabilizou um total de 337.019 litros de resíduos recolhidos pela cooperativa, desde agosto de 2008, quando foi lançado, até dezembro de 2011.

O Projeto vem ao encontro dos princípios de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Missões que tem o objetivo de destinar corretamente os resíduos gerados nos consultórios médicos e também pela comunidade.

Além dos resíduos de saúde gerados nos consultórios médicos e nos serviços próprios, como Laboratório e Pronto Atendimento, a cooperativa também recolhe outros resíduos como pilhas, baterias, aparelhos celulares, cartões plásticos, remédios vencidos, seringas, agulhas e blisters. A cooperativa também realiza a captação de lâmpadas fluorescentes domésticas. Somente em 2011 foram recolhidas 3.039 lâmpadas recebendo o tratamento e descarte adequados.

O recolhimento desses resíduos, como também o destino final do mesmos, são realizados em parceria com a empresa Ecolog, responsável pelo fornecimento de embalagens e suprimentos para acondicionamento e armazenagem dos resíduos, que coleta uma vez por semana.
Após a apuração do expressivo resultado o Projeto terá prosseguimento.

A comunidade está convidada a se engajar, depositando os resíduos (pilhas, baterias, aparelhos celulares, cartões plásticos, remédios vencidos, seringas, agulhas e blisters) nos coletores ecológicos disponibilizados em vários pontos. Além do coletor na sede da cooperativa, a Unimed Missões mantém mais 13 coletores a disposição da comunidade, assim localizados: Medcenter, Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Cotrisa, URI, Clínica Pilla, Edifício Leonardo da Vinci, Centro Clínico Osvaldo Cruz, Clínica Arte Médica, Escritório Regional Cerro Largo, Escritório Regional Giruá, Escritório Regional São Borja, Escritório Regional São Luiz Gonzaga.