Universidade Federal da Fronteira Sul realizará curso sobre a Cultura e a História Guarani em Santo Ângelo

0
90

A Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus de Cerro Largo, lançará nesta quarta-feira (14), às 9h, no auditório da Secretaria de Educação de Santo Ângelo, o projeto de extensão “Cultura e História Indígena Guarani”.

Coordenado pela professora Bedati Finokiet, o curso, que faz parte de uma parceria entre a UFFS, a SMEd de Santo Ângelo e a 14ª CRE, tem por objetivo promover a diversidade, a prática e o diálogo intercultural, através do aprofundamento das reflexões e estudos acerca da Lei 11645/2008, que prevê o Ensino da História e da Cultura dos Indígenas nas escolas de Educação Básica, complementando a Lei 10639/2003, que tornava obrigatório o ensino da História e da Cultura dos Africanos e Afro-brasileiros.

Visando subsidiar os professores e fomentar o debate sobre categorias como multiculturalismo e pluralidade étnica, serão realizados encontros mensais, com palestras e oficinas para os(as) participantes, abordando os seguintes temas: Educação, Cultura e História Indígena. Nesse sentido, no decorrer do ano, o projeto contará com a colaboração e participação de dois indígenas da etnia Guarani, que vivem na Tekoá Koenju (Aldeia Alvorecer), em São Miguel das Missões: o cacique Ariel Ortega e a professora bilingue Patrícia Ferreira, os quais trarão sua contribuição para o projeto através do diálogo e de relatos sobre o cotidiano e a cultura do povo Mbya Guarani.

Ao final do curso, será produzida uma cartilha pelos próprios participantes, com o intuito de servir como subsídio teórico e metodológico para as escolas da região.