Universina Carrera Machado: Rotary Centro Norte faz hoje entrega das obras

0
105

O Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte fará na tarde de hoje (9), às 15h, na Casa do Rotariano, localizada na Rua 22 de Março, 737, a solenidade de entrega das obras de reforma geral do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado. A reforma faz parte do projeto “Solidariedade: essa ideia não envelhece!”, iniciado no dia 2 de julho e que será encerrado hoje com a solenidade de entrega e prestação de contas para os rotarianos, comunidade, autoridades e imprensa.

Fundado em 1977, o lar, que tem aproximadamente 580 m², se localiza na Rua Idalina Fernanda Machado, no Bairro Marcílio Machado, e nunca passou por uma grande reforma. Atualmente o retiro atende 21 idosos e tem na sua equipe uma enfermeira, quatro técnicas de enfermagem, uma cuidadora, uma assistente social, uma cozinheira e duas serviços-gerais.

REFORMAS
Conforme a presidente do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado, Terezinha Maria Angst, com os recursos financeiros oriundos da campanha, foi trocado todo o piso interno e feita a pintura das partes interna e externa. Também foi instalado um portão eletrônico e adquirida uma nova placa da fachada do retiro, além de um toldo para cobrir a entrada.

Também foi construída uma calçada na área frontal interna do retiro, que passou de 1,1m de largura para 2,2m. Como o retiro já possuía o material para esta parte da obra, a mão de obra desta etapa foi patrocinada pelo Rotary. Também com recursos próprios do retiro, toda a parte elétrica foi reformada. O forro do Retiro Universina Carrera Machado foi igualmente trocado. O material, cerca de 450 metros, foi doado por uma pessoa da comunidade e a mão de obra ficou por conta do Rotary.

Para a presidente Terezinha, as reformas refletem inclusive em um aumento da autoestima dos moradores do local. “Isto vai trazer uma melhor comodidade para todos. Foi colocado um piso antideslizante, o que dará uma maior segurança para nossos idosos. Além do piso que é de cor clara, a pintura abriu mais o ambiente. Se tornou mais alegre o local. Com o ambiente ficando mais bonito, a autoestima deles também aumenta muito”, disse.

Terezinha salientou a satisfação dos idosos com os trabalhos feitos no local e disse que os moradores colaboraram durante o período de reformas. “98% aceitaram numa boa o período de reformas, pois viram que era uma melhora para eles. As pessoas que trabalharam foram muito bacanas, tentando mantê-los em seus quartos. Acabavam e terminavam os serviços no mesmo dia, para não termos de deslocar os moradores. A gente vê, na reação deles, que gostaram, o olhinho brilhando… Eles estão supersatisfeitos, a casa deles está ficando muito bonita”, contou.

“Gostaria muito de agradecer ao Rotary por ter adotado o retiro para ajudar nas melhorias e à comunidade que se prontificou a ajudar. Só foi possível porque tivemos um respaldo da comunidade, eles confiaram na direção do retiro”, agradeceu Terezinha Maria Angst.

‘JUNTOS, PODEMOS MUITO’
A presidente do Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte, Ana Carla Santos Pereira, mencionou a importância de a comunidade santo-angelense ter aderido à campanha. “Existe um misto de gratidão com felicidade, porque, sem dúvida nenhuma, se não fosse a sociedade em geral, nós não teríamos tido êxito. Todo mundo vestiu a camisa da campanha. Não só as urnas (colocadas em pontos estratégicos para captação de doações), mas as ações que realizamos no Brique da Praça, o bazar, o jantar-baile… Houve o envolvimento total da sociedade e também dos empresários locais”, disse.

A presidente destacou que as obras correram dentro do prazo previamente estabelecido. E destacou a importância de obras como esta para os moradores do local. “Na época em que procuramos a entidade que iríamos apoiar com a campanha, percorremos várias, e o que nos chamou atenção foi exatamente a precariedade das instalações. Penso que nós, e não apenas os idosos, já que estamos falando de um retiro de idosos, achamos que eles merecem uma melhor qualidade de vida. E a qualidade de vida inclui tudo, inclusive as instalações, porque o carinho e atenção, o que não é físico, eles estão tendo, pois todos do retiro são muito atenciosos. Esta parte do amor, do cuidado, do carinho, isso eles estão tendo, inclusive da comunidade. Mas a qualidade de vida engloba tudo e é um fator essencial”, considerou.

Ana Carla mencionou ainda o desafio que foi realizar a campanha e a satisfação de o Rotary Club Centro Norte ter podido contribuir com as reformas. “Não foi fácil. Mas também ninguém disse que seria. Mas ficou registrado mesmo a união, o companheirismo, saber que um sonho que se sonha junto pode sim virar realidade. E a certeza de que juntos podemos muito”, analisou a presidente do Rotary Centro Norte.

“Eu gostaria de ressaltar a importância que a imprensa teve nesta campanha. Ela também vestiu a camisa do projeto, nos ajudando em divulgação e também acompanhando, porque este é o papel da imprensa, acompanhar e até mesmo cobrar. Sem dúvida nenhuma a imprensa teve um papel fundamental para que este projeto desse certo”, complementou Ana Carla.

‘FICOU MUITO MELHOR’
Para o morador Adão Menezes, de 76 anos, a reforma trouxe comodidade para os moradores do retiro. “Ficou muito melhor. Bem caprichado agora. Os banheiros também ficaram bons, ficou tudo mais bonito e mais cômodo. Eu estou contente aqui. O lar em que eu morava anteriormente fechou e vim para cá, agora está muito bom mesmo. Eles nos tratam muito bem aqui”, disse ele, que há dez meses reside no Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado. O idoso mudou-se para Santo Ângelo quando o retiro onde morava, na cidade de Rolante, encerrou as atividades.