Vacinação em crianças até seis anos prossegue hoje

0
92

Secretaria de Saúde confirmou que nesta sexta-feira 2 mil crianças foram imunizadas

Desde esta sexta-feira (6) o município de Santo Ângelo está priorizando a vacinação em crianças de seis meses a 6 anos de idade contra a gripe A H1N1. Só ontem foram imunizadas duas mil crianças.

A decisão foi tomada após solicitação da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo, na quinta-feira, em reunião no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo a promotora de justiça, Rosangela Corrêa da Rosa, como o Estado e o município abriram mão dos critérios técnicos de vacinação (grupos de risco) e passaram a universalizar as doses, é necessário o cumprimento de dispositivo legal e constitucional que determina prioridade absoluta e atenção às crianças e aos adolescentes. “Como não existem vacinas para toda a população, nada mais justo do que priorizar as crianças neste momento delicado de alastramento da doença no Rio Grande do Sul”, disse a representante do Ministério Público.

A diretora da divisão de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marilina Bercini, presente na reunião, disse que os municípios possuem autonomia para administrar a situação de aplicação das vacinas.

O Comitê de Enfrentamento à Gripe H1N1 de Santo Ângelo encaminhou comunicado à Secretaria Municipal de Educação e às direções das escolas particulares que possuem turmas de educação infantil, informando a prioridade da vacinação das crianças. “Nossa expectativa é de imunizar aproximadamente 4 mil crianças nessa faixa etária”, diz a secretária municipal da Saúde, Rosa Severo.
Ontem, desde a madrugada, mesmo com a chuva, adultos fizeram filas nos postos de vacinação. A Secretaria de Saúde distribuiu fichas às pessoas a fim de evitar tumultos e elas puderam levar os seus filhos para se vacinar em qualquer horário do dia.

A vacina contra o vírus H1N1 continuára sendo aplicada neste sábado, das 8 às 16 horas no Centro de Apoio (rua Bento Gonçalves), no Postão da 22 de março e no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Pippi. Para receber a vacina, os pais ou responsáveis pela criança devem apresentar o cartão de vacinação.

Na quinta-feira, a 12ª CRS recebeu 30 mil doses de vacina que foram distribuídas aos 25 municípios da regional. Santo Ângelo foi contemplada com mais 6,4 mil doses da vacina.