Valdir Andres é eleito presidente da Famurs

0
80

Indicação já havia sido confirmada pelo Partido Progressista. Posse acontece em 26 de junho durante

 O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, foi eleito quinta-feira (23), o novo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Foram 187 votos de prefeitos que confirmaram a escolha do prefeito de Santo Ângelo para o mandato 2013/2014.

Andres substituirá o ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, no comando da Dederação. A posse da nova diretoria acontece em 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, que será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A principal bandeira de gestão à frente da entidade será o debate pelo novo Pacto Federativo, dando continuidade à gestão de Vanazzi. De acordo com Andres, as prefeituras devem ser compensadas pelas sucessivas perdas de receitas. “A cada ano que passa os municípios recebem mais atribuições sem que tenham a devida contrapartida. Atualmente, o município é o primo pobre da federação. É preciso mudar esse quadro”, afirmou Andres.

Andres foi o escolhido do Partido Progressista (PP) para concorrer à presidência da Famurs. Em votação interna do PP no final abril, o presidente eleito da Famurs obteve 51% da preferência dos 132 prefeitos gaúchos do partido.

PROCESSO ELEITORAL
Essa foi a primeira vez que os prefeitos puderam votar pela internet. Ao todo, a chapa encabeçada por Andres recebeu 185 votos a favor. Também foram registrados um voto branco e outro nulo.
A eleição de Valdir Andres obedece a um rodízio político entre os partidos com o maior número de prefeituras no Estado. Conforme o acordo estabelecido em 2005, o PP teria o direito de indicar o próximo presidente da Famurs. Em 2014, será a vez do PMDB apontar o sucessor de Andres. O PT, em 2015, e o PDT, em 2016, fecham a lista.