Valores do IPVA 2020 podem ser consultados em site e App

0
311
Quem optar pelo pagamento antecipado deve realizar a quitação até o dia 30 de dezembro. Foto: Arquivo JM

Calendário, valor, descontos, multas, pendências e uma série de outras informações sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) podem ser consultadas de forma on-line. A Secretaria da Fazenda, através da Receita Estadual, disponibiliza aos contribuintes um site específico do tributo, além do aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível na App Store e na Google Play.

Nas duas plataformas digitais é possível consultar as informações. O pagamento deve ser feito diretamente nos sistemas on-line ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (somente em lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Para a liquidação do tributo, seja em cota única ou parcelamento, basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

O prazo para pagamento do tributo já está aberto. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada até o dia 30 de dezembro podem ter descontos de até 24,92% (considerando todos os descontos máximos).

Nesse período, o motorista terá redução de 3% no valor do tributo e faz a conversão utilizando a Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) de 2019. Na virada do ano, o valor terá atualização, prevista em 3,35%. Além disso, há ainda os descontos de Bom Motorista, que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão, até 5% de redução no valor.

Quem optar em não fazer a quitação até o final de dezembro também pode fazer o pagamento do imposto com descontos no parcelamento. Para isso, o proprietário precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 31. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Outra opção é pagar a totalidade do imposto até a data de vencimento por placas no mês de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here