Videoconferência abriu atividades do PIBID 2014 em quatro campi da URI

0
80

Em Santo Ângelo, bolsistas atuam desde 2010

O auditório do prédio 5 da URI reuniu acadêmicos, professores e diretores de escolas públicas na noite de terça-feira, 11, para dar início às atividades de 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, uma ação do Ministério da Educação, cujo objetivo é incentivar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para atuar na educação básica, inserindo os acadêmicos no contexto escolar desde o início da sua formação.

Na abertura dos trabalhos, o diretor da URI Gilberto Pacheco enalteceu a importância do PIBID, lembrando que atualmente existem dezenas de projetos e programas de incentivo, apoio e financiamento na área educacional que confirmam a máxima: só não estuda quem não quer. Pacheco enfatizou que a necessidade de professores é permanente. “O Brasil só vai realmente se desenvolver se houver qualidade na educação”.

Na sequência, o campus da URI Santo Ângelo passou a participar de uma vídeo conferência que integrou os campi de Erechim, Frederico Westphalen e Santiago. Através desta rede, os presentes receberam manifestações da coordenadora Institucional do PIBID Anelise Brod;da coordenadora de Gestão do PIBID na URI, Marcia dos Santos Caron; da pró-Reitora de Ensino Rosane Vontobel Rodrigues e do Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli. Reforçando a importância do Programa por inserir os acadêmicos no contexto escolar desde o início da faculdade, eles transmitiram mensagens de apoio e incentivo aos futuros professores.

A abertura do PIBID 2014 contou ainda com manifestações de diferentes participantes. A professora Rosangela Prestes mostrou, com textos e fotos, atividades realizadas em anos anteriores. Representando as escolas, a diretora Denise Uggeri destacou os benefícios que o PIBID oferece às escolas, como reforços, atividades em turno inverso, contato com e entre os alunos, olimpíadas de conhecimento e muitos outros eventos que incentivam a participação. Egressa do curso de Pedagogia e ex-bolsista PIBID, Letícia Duarte, que frequenta curso de mestrado, relatou o valor da experiência vivida para a construção de sua carreira profissional como professora.

A URI é uma das 284 universidades brasileiras selecionadas para participar do Programa e entre os quatro campi,no total há 324 acadêmicos como bolsistas. A instituição participa do Programa desde 2010 e a partir desta semana, há acadêmicos que prosseguem atividades já iniciadas e outros que começam agora. No campus de Santo Ângelo, os bolsistas são estudantes de quatro cursos e seus projetos são coordenados pelas professoras BriseidyMarchesan Soares – Biologia; Viviana Deon – Educação Física; Eliane Ratzlaff e Rosangela Prestes – Matemática; Heloisa Mazo e Sonia Picoli – Pedagogia.