Vinícola Fin inicia o ensacamento de 12 mil cachos de uva para aumentar a qualidade do vinho

0
88

Técnica que irá produzir 2,8 mil garrafas de vinho Ancellotta já foi realizada em 2005 e 2008

Se por um lado a falta de chuva provoca prejuízos no campo, principalmente em lavouras de milho e soja, por outro, permite a implantação de uma técnica que protege parreirais de uva e garante um aumento na qualidade no vinho.

A Vinícola Fin, localizada no km 508 da BR-285, localidade de Colônia Mousquer, em Entre-ijuís, está repetindo o que fez em 2005 e 2008 com as videiras da qualidade Ancellotta, e espera aumentar o seu mercado consumidor. As sepas (mudas) desta qualidade de uva foram importadas da Itália, em 2001. Ao todo, foram trazidas 700 unidades.

O proprietário da Vinícola, Jorge Fin, explica que o ensacamento de 12 mil cachos de uva visa preservar a fruta por mais tempo no pé, mesmo que ela esteja madura, para que ela não sofra os danos provocados pelas abelhas. Com isso, a uva fica de 15 a 20 dias a mais no parreiral, até que inicie o processo de desidratação.

O sistema proporciona o aumento da glicose natural da fruta e conseqüentemente produzirá um vinho de teor alcoólico mais elevado em relação as safras normais. “Isso permite que o vinho possa ficar guardado por mais tempo, até que seja consumido. Esses são os chamados vinhos de longevidade, uma inovação na região”, destaca.

Fin estima produzir em torno de 2,8 mil garrafas de vinho Ancellota, cuja comercialização só iniciará daqui a três anos, isto é, em 2015, depois de atingir o ponto de envelhecimento. “Este é um vinho inédito que poucas vinícolas do Brasil possuem”, diz Jorge Fin, receitando a combinação deste vinho em pratos com carnes vermelhas picantes, do tipo medalhão de picanha na chapa, mais arroz branco e purê de batatas.

Para quem ficou curioso em experimentar este vinho, a Vinícola está comercializando as garrafas produzidas na safra 2008. As vendas acontecem exclusivamente na Vinícola ou através do Televendas (55) 9961-8722. O horário de atendimento é das 7h às 19h.