Voos do Aeroporto de Santo Ângelo devem ser retomados no início de 2021

0
145
Linha Santo Ângelo-Porto Alegre foi suspensa logo no início da pandemia do novo Coronavírus. Foto: arquivo JM

A Azul Linhas Aéreas deve retomar os voos da linha Santo Ângelo-Porto Alegre no início do próximo ano. A companhia sinaliza ainda com a ampliação das rotas regionais e negocia mudança no programa de incentivo do Governo do Estado.

A companhia está propondo a ampliação da oferta de voos nos aeroportos regionais de 12 para 14 rotas e, para isso, busca maiores benefícios fiscais. As novas linhas envolveriam as cidades de Canela, Santa Cruz do Sul e Vacaria.

As operações da Azul estão paralisadas desde março no interior gaúcho devido a pandemia da Covid-19. As tratativas com o Governo do Estado iniciaram em outubro.

Incentivos

O deputado estadual Eduardo Loureiro participou de uma reunião com os diretores da Azul, deputados membros da Frente Parlamentar da Aviação Regional e representantes do Estado, quando foi anunciado o retorno das rotas de Pelotas e Santa Maria em dezembro. Nesta reunião foi ressaltado que os voos de Santo Ângelo e Uruguaiana à Capital e a ligação entre Caxias do Sul e Campinas (SP) , devem ser retomadas no início do próximo ano. “Os voos devem retornar em janeiro ou no mais tardar em fevereiro”, salienta Eduardo.

A proposta da Azul é que o Estado revise o sistema criado para reduzir o ICMS do querosene de aviação, que é atrelado a questões como número de rotas, assentos e metas de abastecimento. Segundo a proposta, a alíquota cairia a até 2%, dependendo de metas atingidas de assentos disponíveis e quantidade de voos. Também foi solicitada a suspensão das metas de abastecimento por três anos, a partir de 2021.

Na segunda quinzena deste mês, dirigentes da Azul e do Governo do Estado novamente irão se reunir para ajustar a situação. O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, acredita num desfecho positivo e na ampliação da oferta de voos regionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here