Comitê Coronavírus aponta efetividade na fiscalização dos decretos

0
144
Debate girou em torno das ações de prevenção e do rigor no cumprimento dos protocolos de restrições em Santo Ângelo. Rodrigo Bergsleithner/Prefeitura de Santo Ângelo

O Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV) esteve reunido na tarde desta terça-feira (07), no Centro Municipal de Cultura,  para alinhar as questões relacionadas aos procedimentos adotados em relação à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em Santo Ângelo.

O encontrou analisou as ações adotadas até o momento e definiu mais rigor na cobrança em relação aos cuidados com a situação que afeta o continente, mantendo o foco e os esforços no combate ao vírus, mesmo com o decréscimo para a bandeira laranja anunciado pelo Governo do Estado na última semana.

A reunião debateu sobre as melhorias no avanço das fiscalizações, que tem atendido mais de 300 denúncias na semana e agora conta com mais um telefone no setor de atendimento -3313-9390 -, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira; a frequência das barreiras sanitárias e a higienização dos espaços públicos, além de fortalecer a cobrança pelo cumprimento dos decretos que restringem a circulação de pessoas a partir das 23horas, com o fechamento dos estabelecimentos comerciais e a venda de bebidas alcóolicas, o fechamento de praças e a mídia preventiva que vem sendo adotada.

“A UPA 24 Horas agora conta com o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 para o primeiro procedimento de síndromes respiratórias.Reforçamos a comunidade para que permaneçam em suas residências e avaliem a situação com extrema gravidade, eis que todo o cuidado é pouco, neste momento. É de fundamental importância a participação de todos, evitando as aglomerações, que apenas uma pessoa da família vá aos supermercados, preservando crianças e idosos do contágio. Muitos estabelecimentos estão de acordo e a ação demonstra que entenderam a grave situação que estamos enfrentando”, disse o prefeito Jacques Barbosa.

O CTECOV

O Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV) foi instituído por decreto do prefeito Jacques Barbosa no mês de março, como mecanismo de Santo Ângelo para um gerenciamento coordenado em resposta à emergência na saúde pública provocada pelo novo Coronavírus.

A missão do comitê é planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), articulado com os gestores federais, estaduais e municipais do SUS; e elaborar relatórios técnicos sobre a epidemia e as ações administrativas que estão sendo realizadas.

Além das secretarias e departamentos do Governo Municipal, o Comitê conta com a participação da Câmara de Vereadores,  Brigada Militar, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Hospital Santo Ângelo e Hospital Unimed Missões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here