Asle recebe homenagem da Câmara

0
124

Os 20 anos da Academia Santo-angelense de Letras são comemorados em 2013

Em homenagem aos 20 anos da Academia Santo-angelense de Letras, o Poder Legislativo de Santo Ângelo realizou na segunda-feira (22), sessão especial alusiva à comemoração. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador André Marques (PDT).

Na ocasião, Marques proferiu discurso em tributo aos 20 anos da Academia, a qual, conforme ressaltou o vereador, desenvolve importantes atividades para a comunidade. “Em nossa cidade, desde 23 de abril de 1993, temos o privilégio de contar com a Academia Santo-angelense de Letras, que nasceu do sonho de um grupo de escritores devotos ao culto das letras e do intelecto”.

Marques destacou, também, alguns dos projetos promovidos e incentivados pela entidade. “Dentre as iniciativas está o projeto Autor Presente, que leva os escritores às escolas, o Acampamento da Poesia, que já realizou dez edições, as oficinas literárias, ministradas por seus integrantes, a realização de concursos literários como Poema nos Ônibus, Concurso de Redação do Jornal das Missões, Concurso de Redação da OAB, co-organizadora da Feira Municipal do Livro e integrante da Comissão de Cultura da Fenamilho”, salientou o vereador.

Em agradecimento à homenagem, falou a presidente da Asle, Dinalva Alves de Souza. Em seu discurso lembrou o nome de cada um dos atuais membros da Academia, bem como as atividades realizadas pela entidade. Por fim, Paulo Prado, membro da Academia, também fez uso da palavra, momento em que lembrou a história, reivindicações e conquistas da entidade. Finalizando a homenagem, os presentes foram agraciados com a interpretação de poema por Claudino de Lucca.

Atividades

A Asle vai promover inúmeras atividades durante a 16ª Fenamilho Internacional. A entidade é responsável pelo lançamento de obras literárias no Pavilhão da Cultura. Entre elas, o aguardado Libreto da Asle, que traz a apresentação de todos os acadêmicos. Além disso, em maio, haverá abertura de editais para novos acadêmicos, cumprindo com o que preconiza o estatuto da entidade.