Candidatos à majoritária se confrontam no primeiro debate

0
111

Ação é promovida pela Comissão Eleições Limpas da OAB. Encontro está previsto para iniciar às 20h15m

 Nesta quinta-feira (30), a partir das 20h15min, a Comissão Eleições Limpas da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Santo Ângelo promove o primeiro debate entre os candidatos a prefeito do município. O encontro será no Salão Vermelho do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, o Iesa. Os três candidatos ao Executivo – Adolar Queiroz, Fernando Diel e Valdir Andres – já confirmaram sua participação.

O mediador do encontro será o radialista Claudio Karlinski. O debate será composto por quatro blocos, um de apresentação, outro com perguntas feitas pelo mediador (e já enviadas aos três candidatos), um terceiro bloco com perguntas diretas aos oponentes, com direito a réplica e tréplica, e um quarto bloco para as considerações finais.

Os candidatos poderão ser assessorados, cada um, por no máximo três pessoas. Durante o debate, porém, o contato pode ser com apenas uma delas.

Conforme o coordenador da Comissão Eleições Limpas, Sérgio Rolim de Moura, não será permitida a prática de atos de militância, como bandeiraços e manifestações sonoras no local do debate e em suas imediações. “A participação no debate é livre, desde que a pessoa não esteja caracterizada com roupas de campanha, exceto pelo uso de adesivos e botons”, destaca Rolim de Moura. Também não será permitida a distribuição de santinhos e outros materiais de campanha num perímetro de 50 metros do portão de acesso e interior do local do debate.
A Rádio Santo Ângelo irá transmitir o debate ao vivo pelos 930 khz AM e no site www.radiosantoangelo.com.br.

 

DEBATE SERÁ DIVIDIDO EM QUATRO BLOCOS

 

O debate da noite desta quinta-feira será dividido em quatro blocos.

1º BLOCO: Será concedido o tempo de três minutos para que o candidato se apresente e responda à seguinte pergunta: “Porque quero ser prefeito de Santo Ângelo?”.

2º BLOCO: Os candidatos, escolhidos por sorteio, responderão a perguntas previamente informadas sobre temas de relevância para a sociedade em seis eixos principais, que serão Saúde; Desenvolvimento Econômico e Social; Habitação e IPTU; Meio Ambiente; Educação; e Turismo e Cultura. As perguntas já foram entregues aos candidatos.

3º BLOCO: Os candidatos efetuarão perguntas diretas a seus oponentes. Todos terão direito de pergunta e de resposta. O tempo para formulação da pergunta será de um minuto. O tempo para resposta será de três minutos, sucedidos de um minuto para réplica e outro minuto para tréplica. O candidato que iniciará perguntando será escolhido por sorteio, ocorrendo o mesmo para o segundo a perguntar, com os seguintes cruzamentos:
Primeira rodada: Luiz Valdir Andres x Adolar Rodrigues Queiroz
Adolar Rodrigues Queiroz x Fernando Diel
Fernando Diel x Luiz Valdir Andres
Segunda rodada: Fernando Diel x Adolar Rodrigues Queiroz
Adolar Rodrigues Queiroz x Luiz Valdir Andres
Luiz Valdir Andres x Fernando Diel
Na segunda rodada, se fará inversão da ordem praticada na rodada anterior, observando-se os cruzamentos. As perguntas serão de livre escolha dos candidatos, devendo esses, no entanto, se aterem a temas relacionados à administração pública e de interesse da coletividade. Questões de ordem pessoal ou moral não serão toleradas.

4º BLOCO: Ao fim, cada candidato, escolhido por sorteio, terá direito a cinco minutos para suas considerações finais.

OBSERVAÇÕES: Será facultado ao candidato solicitar direito de resposta caso tenha sido citado de forma ofensiva. O pedido de resposta será apreciado pela comissão e, se concedido, será exercitado ao final da pergunta dispondo o candidato de um minuto para a resposta.