“Embora as ocorrências de boca de urna, eleições transcorreram normalmente”, afirma juíza Eleitoral

0
111

Fernanda Ajnhorn falou sobre processo de cassação do prefeito Roberto Bruinsma (PP)

A Juíza Eleitoral da 45ª Zona, Fernanda Ajnhorn, fez uma avaliação das eleições de domingo, em Santo Ângelo e nos demais municípios da Comarca local. “Embora as ocorrências de boca de urna, as eleições transcorreram normalmente. Foram lavrados alguns Termos Circunstanciados, pois se trata de crime de menor potencial ofensivo”, disse a juíza, afirmando que os envolvidos responderão judicialmente.

Fernanda Ajnhorn também comentou sobre a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito de Eugênio de Castro, Roberto Bruinsma. A sentença foi decretada há dez dias e o candidato ganhou o direito de concorrer, no domingo, depois de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “A previsão é de que dentro de um mês o Tribunal deva julgar o caso. Se manter a minha decisão da cassação, os votos dele serão anulados e uma nova eleição poderá ocorrer no município. Do contrário, se o Tribunal reformar a decisão, Roberto será diplomado”, explica.

Caso a decisão de cassação for mantida, a coligação Aliança Democrática, do prefeito Roberto Bruinsma e do vice, Jaime Dionir Zweigle, poderá concorrer, porém, apresentando outros candidatos.

A Juíza Fernanda Ajnhorn preferiu não falar sobre os processos contra candidatos de Santo Ângelo que tramitam na Justiça Eleitoral, especialmente sobre aliciamento de eleitores (compra de votos), apenas disse que os advogados das coligações estão acompanhando.