Jacques Barbosa: “Um vereador nunca pode fazer somente o que a população pede. Tem que fazer um pouco mais”

0
112

Ao concorrer pela primeira vez a vereador, Jacques conquistou 2.138 votos

Ele é o vereador eleito mais votado para assumir a Câmara Municipal, em 2013, com 2.138 votos. Jacques Gonçalves Barbosa, 42 anos, do PDT, diz que pretende contribuir como vereador com a experiência adquirida ao longo dos anos. Confira os principais trechos da entrevista:

JM – É seu primeiro mandato, reeleito, já foi vereador ou ocupou cargo político em outra ocasião?

Jacques – Fui secretário de Obras durante os dois mandatos do prefeito Eduardo Loureiro. Também exerci a função de presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santo Ângelo (Senasa) e conselheiro estadual do CREA/RS.

JM – Por que decidiu ser vereador?

Jacques – Decidi ser vereador pela experiência e pela formação que adquiri ao longo dos anos. Deslumbrei a capacidade de devolver à comunidade um pouco dessa formação e experiência em prol das pessoas onde eu nasci e me criei, onde vivo e onde minha família viveu.
Trabalhei em empresas multinacionais como a Asea Brown Boveri (ABB), e na Campeã Construções, empresas que me trouxeram uma boa experiência.

JM – Qual foi a sua base eleitoral? Onde você se concentrou para buscar votos durante a campanha?

Jacques – Fiz visitas em todos os bairros da cidade para saber quais as necessidades de cada um. A minha eleição fez com que eu me aproximasse mais das pessoas e isso vai servir de base para os meus projetos já que conheci as necessidades de cada um.

Também visitei todos os distritos do interior. Busquei apoio nas lideranças das comunidades em especial os núcleos comunitários e Pastoral da Criança porque tem muita gente boa que também ajuda as pessoas.

Algo que me chamou a atenção durante a campanha é perceber que inúmeras pessoas que participam dos núcleos comunitários e Pastoral da Criança e outras entidades prestam excelente trabalho em ajudar outras pessoas pelo simples fato de se sentir bem em ajudar outras pessoas. Isso acrescentou muito em um projeto político.

Nas obras: atualização das leis urbanísticas do município, entre elas a lei de parcelamento do solo, Código de Obras e o Código de Posturas – são leis que junto com o Plano Diretor regulamentam toda a infraestrutura urbanística do município.

Pretendo apoiar o Escritório da Cidade, que é um órgão municipal responsável pela gestão de Plano Diretor. Junto com o Escritório da Cidade que possui profissionais muito disciplinares, e com audiências públicas queremos discutir a atualização dessa legislação que é de importância para o Município e para geração de emprego e renda.

Buscarei recursos para a área de infraestrutura (asfalto, calçamento, redes de água da chuva e esgoto cloacal. Lutarei pela educação por ser professor universitário e ter sido professor do ensino médio. Farei projetos para políticas públicas para incentivar a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da área.

JM – Que ações pretende desenvolver em seu mandato?

Jacques – A saúde é uma área fundamental. Nesta área quero continuar incentivando a criação dos programas de prevenção e de saúde da família e apoio ao Hospital Santo Ângelo para continuar a melhoria no atendimento.

No interior, vou buscar recursos para melhorar ainda mais as estradas do interior porque sei o quanto é importante para o escoamento da produção agrícola. Posso citar como exemplo o asfalto para Buriti, onde elaborei o projeto de engenharia e participei ativamente na busca de recursos para a obra com o prefeito Eduardo Loureiro.

JM – Que postura adotará diante da administração do futuro prefeito Valdir Andres?

Jacques – Tenho muito respeito por Valdir Andres, mas vou ter uma postura de oposição e será norteada pelo meu partido, o PDT, escutando a executiva e o diretório do partido juntamente com os meus colegas partidários, mas as ações do Executivo que forem para o bem da nossa comunidade, certamente terão o meu apoio.

Um vereador nunca pode fazer somente o que a população pede; tem que fazer um pouco mais.

CURRÍCULO DO VEREADOR ELEITO

Jacques Gonçalves Barbosa, 42 anos, é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC) e possui duas especializações: uma em Engenharia de Segurança do Trabalho e outra em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do Iesa nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e é agropecuarista.