Projetos de turismo e esportes são destacados pelo secretário Vinicius Makvitz na Câmara

0
151

Ele citou ações como o Natal Cidade dos Anjos, o Carnaval de Rua e Calendário de Esportes

Atendendo a requerimento da vereadora Lenir Diel (PP), o secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Vinicius Makvitz, compareceu ao Plenário da Casa Legislativa para relatar aos vereadores sobre o andamento dos projetos e realizações de sua pasta nestes seis meses em que está no cargo, bem como as metas propostas para o próximo ano.

O secretário iniciou sua fala pela rubrica do Turismo, citando como realizações a reforma dos vagões da gare municipal do Memorial Coluna Prestes, internet no Museu Municipal e criação de um blog para a Secretaria, renovação da caminhada da Marcha da Coluna Prestes em parceria com o Caminho das Missões, elaboração do projeto “Santo Ângelo – Um Jogo de Memória” em combinação com os colaboradores do Museu Municipal, que prevê um arquivamento de relatos históricos para disposição aos alunos que visitam o local.

PROJETOS DO TURISMO

Continuando, o secretário explicou que também existem projetos no sentido de renovar a sinalização turística do município, o “Natal Cidade dos Anjos”, “Tributo a Cenair Maicá e a Tio Bilia”, “Palco sobre Rodas”, entre outros projetos como o “Carnaval de Rua 2012”, o qual destacou a existência de um Projeto de Lei de Incentivo à Cultura junto à Secretaria de Cultura do RS no valor de R$ 380 mil que serviria para viabilizar o Carnaval. Segundo ele, caso este projeto não seja aprovado o município deve realizar o evento com recursos próprios.

Sobre o outro viés de sua pasta, o esporte, Vinicius relatou que foi formada uma nova equipe de trabalho, sob a coordenação de Hedvilson Pires, e foram contratados outros dois profissionais de Educação Física. Ele também citou que estão sendo implementadas algumas solicitações oriundas da 1ª Conferência Municipal do Esporte e a criação de um Departamento de Justiça Desportiva para o julgamento das atividades esportivas da pasta.

Vinicius anunciou para o final deste ano o lançamento de um Calendário Municipal de Esportes, que deve englobar todas as modalidades esportivas desenvolvidas no município. Como projetos realizados e em andamento, o secretário citou o “Projovem”, que segundo ele atende cerca de 200 crianças, e o “Cidade Saudável”, elaborado pela secretaria para contemplar grupos de terceira idade e demais cidadãos por meio de caminhadas, academias públicas e atividades específicas.

Vinicius lembrou que está em fase de implantação um “Centro de Referência ao Esporte” na cidade. Este projeto teria a parceria da URI e atenderia crianças de municípios vizinhos visando a preparação de futuros atletas em Santo Ângelo. Vinicius citou uma série de outras propostas que estariam na pauta para 2012. Sobre o Programa Segundo Tempo, Vinicius disse que está parado, mas que no ano que vem deve ser retomado pelo município.  

 

Trem e terminal turístico são sugeridos pelo presidente Paulo Azeredo

Durante a explanação de Vinicius Makvitz, o presidente da Casa Legislativa, Paulo Azeredo (PMDB) falou a respeito da possibilidade da criação de um projeto turístico para a implementação de um trem ligando Santo Ângelo à Giruá, como resgate histórico. Segundo o presidente, já existe um estudo sobre o tema feito pela URI e que o procurador da República, Osmar Veronese, é parceiro nesta temática, inclusive com a possível reversão financeira de parte das multas aplicadas à concessionária ALL pelo Governo Federal para serem usados neste projeto.

Outra colocação do presidente abrange a temática do “turismo rural”. Ele cita que há muitas etnias no interior do município, que podem participar de maneira efetiva de um projeto na área, em conjunto com a rede hoteleira. O terminal turístico para ônibus também é uma preocupação do vereador peemedebista, que sugere a criação de um projeto para a determinação de uma área e a implantação desta melhoria.

O secretário retomou a palavra e respondeu a alguns dos questionamentos, como o terminal turístico para ônibus. Segundo ele, o espaço da rua Antunes Ribas ao lado da Escola Onofre Pires e ao lado da Praça está destinado para este fim.
Para finalizar, ele citou a importância da criação de um Calendário Municipal de Esportes, que deve reger de maneira mais adequada as atividades da pasta.