Plantio do trigo chega a 95% no Estado

0
134
Lavouras estão em fase de de floração. Foto: Arquivo JM

dado está no Informativo Conjuntural publicado na quinta-feira (9) pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A semana foi marcada pela instabilidade com predomínio de tempo encoberto, temperaturas baixas e chuvas, que em muitos municípios os acumulados superaram a 100 milímetros.

Os produtores aguardam a melhoria do tempo para dar continuidade aos plantios e ao monitoramento de pragas, doenças e ervas nas áreas já implantadas.

Na região da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as lavouras de canola estão predominantemente na fase de desenvolvimento vegetativo (66%) e 29% já estão na fase de floração.

O excesso de chuvas e a falta de sol da última semana prejudicou o desenvolvimento da cultura. Grande parte das lavouras já recebeu adubação nitrogenada; nas de semeadura mais tardia, a atividade deverá ser realizada assim que as condições de umidade do solo diminuírem.

As geadas da sexta-feira (3) e do sábado (4), que atingiram as lavouras na fase reprodutiva (florescimento e início de enchimento de grãos), poderão ter impacto perceptível na maturação.

Na regional de Ijuí, a cultura da aveia branca está com desenvolvimento satisfatório e encontra-se em final de desenvolvimento vegetativo, evoluindo para o estágio reprodutivo.

O tempo úmido favorece o aparecimento de sintomas de manchas foliares nas folhas baixeiras; há necessidade de monitoramento das lavouras e acompanhamento da evolução das doenças. Além disso, o aumento da emergência e desenvolvimento de ervas daninhas requerer que haja controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here